Madeira

JSD Machico realiza iniciativa dedicada à cana-de-açuçar

None

A estrutura local da JSD-Machico, através do núcleo de freguesia do Porto da Cruz, realizou uma iniciativa dedicada denominada 'Cana-de-Açúcar e o Porto da Cruz'.

O evento, que contou com uma palestra conduzida pelo Professor José Abel Mendes, seguida de uma visita à empresa Engenhos do Norte, teve como intuito valorizar e dar a conhecer, às novas gerações, a importância histórica que a cana-de-açúcar teve no desenvolvimento daquela freguesia e, consequentemente, todo o impacto na história da Madeira.

Na primeira metade da iniciativa José Abel Mendes, natural do Porto da Cruz, evidenciou a relevância da freguesia no cultivo desta espécie e sublinhou a origem da “Era do Ouro Branco”. “O Porto da Cruz era passagem relevante na nossa Região numa das páginas mais importantes da história da Madeira”, que referiu ainda que apesar de não ser uma planta endógena, a cana-de-açúcar fez com que a Madeira, no século XV, tivesse sido um dos maiores fornecedores de açúcar, ganhando assim notoriedade a nível europeu” referindo que o contributo dos diferentes engenhos do Porto da Cruz foram fundamentais para afirmação da Madeira internacionalmente, inclusivamente, no que concerne ao espólio de arte flamenga “ não podemos esquecer que reside hoje na Região um dos maiores espólios de arte flamenga do mundo em virtude dessas trocas comerciais”.

A estrutura local da JSD visitou ainda, na presença do líder regional da estrutura Bruno Melim, a empresa Engenhos do Norte onde a estrutura de juventude pôde ouvir os contributos dos empresários do setor e perceber as preocupações relativas aqueles que se dedicam a esta atividade, sendo de destacar que o grande desafio passa por arranjar mão-de-obra disponível, capacitada e qualificada para podermos dar o próximo passo no que concerne à natural modernização da atividade.

No entender dos jovens-social democratas “apesar de todos os constrangimentos que se têm vivido nos últimos anos, é fundamental preservarmos algumas atividades inerentes à identidade do povo madeirense. Hoje estamos a falar da Cana de Açúcar e da sua importância, como amanhã podemos abordar uma temática que sendo local pode-se transformar em algo global, tal como foi o caso da Cana de Açúcar. Para projetar aquele que pode ser o futuro da nossa Região Autónoma da Madeira, não nos podemos esquecer daquelas que são as nossas origens”, concluiu assim a estrutura local de Juventude.