Madeira

Iniciativa Liberal comenta vinda do secretário de Estado da Internacionalização à Madeira

None

O Iniciativa Liberal (IL) Madeira após tomar conhecimento da visita do secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, realizou três comentários sobre a vinda do mesmo.

Primeiramente, o partido vê com "satisfação e regozijo" o reconhecimento que o Ministério dos Negócios Estrangeiros presta à Madeira e do papel estabelecido a nível da internacionalização da economia, através do vinho e do açúcar, refere o partido.

Demonstra "surpresa" no que diz respeito à "limitação à cerveja e ao vinho enquanto produtos madeirenses susceptíveis de manifestação de interesse", por parte de Bernardo Ivo Cruz, secretário de Estado da Internacionalização. O partido considera que "além dos tradicionais bordados ou da banana da Madeira, recordámo-nos desse exemplo de inovação e empreendedorismo com inúmeras aplicações futuras de grande potencial para internacionalização que são as algas produzidas no Porto Santo, projecto em que todos os contribuintes investiram 45 milhões de euros".

Realçou igualmente que esta visita não inclui uma ida ao Porto Santo afirmando que "ficará, certamente, para a próxima, onde também visitará os parques empresariais espalhados pela ilha, que para pouco mais servem do que apascentar gado".

" Finalmente, uma nota de estupefacção - o país tem à sua disposição, através da Madeira, o seu mais completo e inovador programa de internacionalização da economia portuguesa dos últimos 40 anos, o Centro Internacional de Negócios da Madeira. Por muitos méritos e muita qualidade que a indústria do vinho tem, o facto do secretário de Estado da Internacionalização ignorar o CINM na sua primeira visita oficial à Madeira tem várias leituras. Infelizmente nenhuma benigna, às quais o silêncio cúmplice do PSD, PS e CDS locais acrescenta uma nota de enorme preocupação sobre o único sector económico local que, como os números ontem tornados públicos exemplificam, mostrou capacidade de resistência nas extraordinárias circunstâncias dos anos da pandemia." Iniciativa Liberal Madeira

O partido conclui em nota enviada à redacção que espera que nos próximos dias exista uma correcção à agenda de Bernardo Ivo Cruz, "em que seja como nota de confiança e conforto para aqueles que olham para a Madeira, nacionais ou não, como uma plataforma de internacionalização das suas empresas".

Esta deslocação do secretário de Estado servirá para inteirar-se dos sectores de actividade económica ligados à exportação, nomeadamente no que diz respeito a bebidas.