5 Sentidos

Dia dos Museus assinalado com vasto programa na Região

None
Foto Shutterstock

O Dia Internacional dos Museus, que se comemora amanhã, vai voltar a ser assinalado pelos vários museus e espaços culturais tutelados pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura, através da Direcção Regional da Cultura, que este ano escolheu o tema ‘O Poder dos Museus’.

Desta forma, o Museu Quinta das Cruzes, Universo de Memórias João Carlos Abreu, Casa-Museu Frederico de Freitas, Museu de Fotografia da Madeira, Quinta Magnólia – Centro Cultural, Torre do Capitão, Museu Etnográfico da Madeira, MUDAS-Museu de Arte Contemporânea da Madeira, Solar do Aposento, Solar de São Cristóvão e Museu do Porto Santo estarão abertos em horários alargados e com entradas gratuitas, proporcionando diversas iniciativas ao longo do dia.

Museu Quinta das Cruzes
Estará aberto das 10 às 18 horas e, ao longo do dia o visitante poderá optar por visitas livres ou visitas guiadas, até às 17h30.
Às 10h decorre o lançamento online dos boletins MQC n.º 15 e MQC Infantil n. º12. Entre as 10 e as 12 horas decorre a visita guiada “Memória em movimento”, destinada ao público escolar. Entre as 16 e as 17 horas decorre uma outra visita guiada às colecções do Museu dirigida ao público em geral. Já entre as 17h30 e as 18 horas decorre uma audição comentada do 'Orquestrofone', instrumento musical mecânico, datado de 1900, em exposição nos jardins do Museu.

Universo de Memórias João Carlos Abreu
Decorrem visitas livres e gratuitas entre as 10 às 17 horas.

Casa-Museu Frederico de Freitas
São oferecidas entradas gratuitas num horário alargado e contínuo, das 10h00 às 19h30, de forma a possibilitar a entrada do máximo de interessados.
'Mil e uma coleções' é título da visita orientada à Casa da Calçada, que com a duração aproximada de 45 minutos, decorrerá às 11h00, 13h00, 15h00 e 18h00.  Em alternativa, a visita à Casa dos Azulejos proporciona uma viagem pela história do azulejo no Mundo, através da colecção Frederico de Freitas. São testemunhos da produção mais recente os painéis da artista madeirense Lourdes Castro. 'Brilhos e harmonias' é o nome deste percurso, de 45 minutos, que poderá ser feito às 11h00, 13h00, 15h00 e 18h00.

Museu de Fotografia da Madeira
Está planeado um repleto programa de iniciativas que se prolongarão até perto da meia-noite.
Entre as 10 e as 21 horas haverá 'Book Crossing' e ao longo de todo o dia várias visitas guiadas (por marcação) nomeadamente às 11, às 15, às 18 e às 19h30.
Ao longo do dia, das 10 às 20 horas, os visitantes terão oportunidade de serem fotografados no Atelier Vicente’s e serão promovidas, por marcação, experiências no Laboratório às 12h00, 16h30 e 18h30.
A música será um dos focos nesta data: das 12h30 às 14h30, haverá 'Piano Session' com Susana Freitas, das 17 às 19h será a vez da seletora Mama Bear e das 20h30 às 21h30 realiza-se um concerto contado com os 'Melro Preto'. Das 21h30 às 23 horas apresenta-se a seletora Sofia Fellini.
O dia será também para exibição dos filmes 'Joly-Normandin' (os primeiros filmes a serem exibidos na Madeira a 15 de Maio de 1897) às 12h30 e às 19 horas.
Às 17 horas acontece 'Uma Visita Com…', na qual o Museu convida uma personalidade regional para orientar os visitantes pelo espaço e ao anoitecer haverá projeção de vídeo jockey usando fotografias do espólio do museu. Neste dia, excecionalmente, a Cafetaria do Museu estará aberta das 9h30 às 23h30.

Torre do Capitão – Núcleo Museológico de Santo Amaro
Vai ser desenvolvida uma actividade aberta à comunidade em geral, das 10h às 12h30 e das 14 às 17 horas. Esta actividade convida o visitante a conhecer a história do Núcleo através de uma gincana/jogo lúdico pedagógico que consiste numa visita orientada seguida de uma actividade em que os participantes através de uma pista têm como tarefa encontrar outras pistas escondidas em pontos estratégicos da Torre do Capitão.

Quinta Magnólia – Centro Cultural
No dia 18 de maio, às 16 horas, este Centro Cultural promove a conferência 'A Reinvenção de um Lugar' – Forte de São Filipe e Praça do Pelourinho – Funchal, dinamizada pelo arqueólogo Daniel Sousa.
“A presente comunicação pretende dar a conhecer os resultados ainda preliminares do projecto da intervenção arqueológica, que compreende as desembocaduras das ribeiras de Santa Luzia e de João Gomes, sobrepondo-se a sul na frente mar, que na sua maioria assenta sobre a freguesia da Sé, e a leste da Ribeira de João Gomes na freguesia de Santa Maria Maior, onde se estruturou o berço do povoamento da cidade, conhecido como Núcleo Histórico de Santa Maria do Calhau”.

MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira
O MUDAS propõe três visitas temáticas às exposições em cartaz, uma Oficina Criativa e uma Oficina Temática. As visitas temáticas destinam-se ao público em geral, a oficina criativa para alunos do ensino básico e a oficina temática para alunos do Curso Profissional Técnico de Multimédia da Escola Básica e Secundária/PE da Calheta.
10h - Visita temática: Património em construção (uma coleção) em crescendo
14h - Visita temática: O poder do património e da cultura.
16h - Visita temática: Pensar diverso.
10h30 - Oficina criativa: POD(ER)ES - uma oficina focada nos poderes da comunicação, da arte e da cultura. A criação artística e seus desafios ao longo da História.
15h - Oficina temática: “O poder do foco” (fotografia - analógica versus digital) - uma viagem temática sobre a fotografia analógica versus digital.

Solar do Aposento – Ponta Delgada
O horário de funcionamento será 10h às 17h30, com visitas guiadas orientadas ao espaço edificado e às colecções. Está também marcado um pequeno concerto pelo professor Vítor Sardinha, às 10h30, inserido no projeto da 'Da Madeira ao Hawaii'.

Solar de São Cristóvão – Machico
Os visitantes poderão usufruir deste Solar centenário até às 21 horas através de visitas livres ou visitas guiadas.

Museu do Porto Santo
A Casa Colombo-Museu do Porto Santo promove um programa variado de actividades no dia 18 de Maio, com iniciativas entre as 11h30 e as 17 horas. A abertura das Comemorações da data com a conferência 'Poder dos Museus', proferida por Graça Alves, directora de Serviços de Museus e Espaços Culturais da DRC. Às 12 horas será aberta a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos do Pré-Escolar e 1.º Ciclo, alusivos ao Dia Internacional do Livro Infantil e Dia Mundial do Livro. Pelas 15 horas, decorre a actuação dos alunos do Externato da Nossa Senhora da Conceição. Às 16 horas será a vez da actuação dos alunos do 4º Ano da EB1 com PE e Creche do Porto Santo.