Madeira

Direcção Regional de Saúde promove campanha 'Sou Agente de Saúde Pública'

None Ver Galeria

No âmbito da Semana Europeia da Saúde Pública, que se assinala de 16 a 20 de Maio, a Direcção Regional da Saúde (DRS) dinamizará, no jardim da Quinta Magnólia, no Funchal, acções diárias alusivas aos temas propostos pela European Public Health Association (EUPHA), sob o mote 'Saúde ao longo da Vida'.

No âmbito desta semana, será também oficializado o arranque da campanha: 'Sou Agente de Saúde Pública', que tem como principal objectivo "disseminar uma mensagem de empoderamento e de vinculação de cada indivíduo à protecção da saúde pública", avança um comunicado da DRS.

Todos são convidados a assumir o seu papel activo na 'construção' da sua saúde individual, mas também coletiva, contribuindo para o fortalecimento da cultura de proteção de Saúde Pública na nossa comunidade.

No contexto da campanha, até ao final do ano de 2022, a DRS pretende levar a cabo inúmeras actividades e acções de comunicação.

A cerimónia de abertura da Semana Europeia da Saúde Pública está agendada para amanhã (dia 16 de Maio), às 12 horas, nos jardins da Quinta Magnólia, onde decorrerão também as restantes sessões.

"A abordagem dos diferentes temas no contexto de mesas redondas visa a reflexão participativa destas questões pelos profissionais e todos os intervenientes que contribuem para a saúde pública a nível individual, local, nacional, regional e europeu. Todas estas sessões temáticas, reflexões e debate irão contribuir, igualmente para recolher contributos para o Plano Regional da Saúde, que se encontra em fase de finalização", salienta a organização.

Em cada um dos dias do evento, entre as 10 e as 12 horas, será discutido um tema diferente. A saber:

  • 16 de Maio: Juventude saudável e informada
  • 17 de Maio: Vacinação como estratégia de prevenção chave
  • 18 de Maio: Alterações climáticas e a nossa saúde 
  • 19 de Maio: Não há saúde sem saúde mental  20 de Maio: Construir sistemas de saúde resilientes 

A Semana Europeia da Saúde Pública, promovida pela EUPHA, visa aumentar a consciencialização sobre a saúde pública e promover a colaboração da comunidade para a saúde pública, em toda a Europa.