Madeira

"Temos de começar a nos preocupar com as causas da saúde"

Pedro Ramos alerta para a necessidade de focar não só nas causas da doença, mas também nas causas da saúde.

None

"Temos de trabalhar para o futuro e um novo olhar sobre a saúde pós-pandemia deve se preocupar não só com as causas da doença", disse esta quinta-feira, 12 de Maio, o secretário Regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, alertando para a necessidade de focar não só nas causas da doença, mas também nas causas da saúde.

Temos de começar a nos preocupar não com as causas da doença, mas com as causas da saúde. Se actuarmos nas causas da saúde aquilo que nos traz saúde será muito melhor, será muito menos oneroso e vai continuar a nos dar menos morbilidade, menos mortalidade e melhores indicadores na área da saúde. Pedro Ramos, secretário Regional de Saúde e Protecção Civil

"Somos responsáveis pelas nossas doenças, porque não temos bons hábitos de vida, porque não fazemos exercício, porque não perdemos peso, nós somos responsáveis por aquilo que nos acontece", afiançou. 

"É um desfaio hercúleo 6 mil cuidar de 250 mil"

O governante lembrou que o Sistema Regional de Saúde, que conta com seis mil profissionais, tem a responsabilidade de garantir a segurança da saúde publica da Região que conta com 250 mil habitantes: "É um desfaio hercúleo 6 mil cuidar de 250 mil, mas contamos com o apoio de todos". 

Sem esquecer que os cuidados de saúde da Madeira trabalham para todos, destinam-se não só aos cidadãos residentes, mas também aos turistas e quem vem à Madeira "sabe perfeitamente que o Sistema Regional de Saúde consegue responder às situações agudas, consegue acompanhar as situações crónicas e consegue resolver as situações pontuais que possam eventualmente ocorrer".