5 Sentidos

Feira do Livro do Funchal leva Teresa Salgueiro ao 'Baltazar Dias'

None

O Teatro Municipal Baltazar Dias acolhe a dia 10 de Junho uma actuação da cantora portuguesa Teresa Salgueiro, no âmbito da Feira do Livro do Funchal.

A 48.ª Feira do Livro Funchal, cujo tema é 'Jovens e a Língua Portuguesa', decorrerá entre os dias 3 e 12 de Junho, na Avenida Arriaga e no Largo da Restauração.

O tema está relacionado com o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, celebrado no dia 10 de Junho, também conhecido como o dia da Língua Portuguesa, dos cidadãos e das Forças Armadas.

A Feira integra um conjunto de espaços de entretenimento e de lazer, visando proporcionar a todos os visitantes uma oferta sociocultural diversificada: o Espaço Infanto-juvenil, o Palco Principal, o Teatro Municipal Baltazar Dias e os stands de livreiros e alfarrabistas.

Esta edição contém três linhas estratégicas: Juventude, Língua Portuguesa e Beato Carlos de Áustria.

A apresentação de Teresa Salgueiro decorrerá no âmbito da temática 'Língua Portuguesa'. O seu percurso na música inicia-se em 1986 quando, com apenas 17 anos, é convidada para integrar a fundação do grupo Madredeus, gravando 9 discos de música original, criada especificamente para a sua voz.

Entre 1987 e 2007, vinte anos de viagem e mais de cinco milhões de álbuns vendidos em todo o mundo tornaram-nos nos primeiros representantes internacionais da música feita em Portugal depois de Amália Rodrigues. E Teresa Salgueiro, com a sua presença discreta e delicada e a sua voz extraordinária, foi a “figura de proa” dessa nau musical.

Convites de nomes tão distintos como José Carreras, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Carlos Núnez, Angelo Branduardi ou Zbigniew Preisner reconheceram Teresa como uma das grandes cantoras contemporâneas. Teresa começava assim a esboçar os passos seguintes do seu percurso, aventurando-se com gravações e concertos em que colaborou com artistas distintos de diversas nacionalidades.

Em 2011 retira-se para o Convento da Arrábida, onde grava o disco no qual assume a produção, bem como a direção musical e a escrita da música e letras. Com O Mistério prossegue a sua ininterrupta viagem à volta do mundo, tocando nas mais importantes salas para plateias que acorrem com entusiasmo e curiosidade ao re-encontro com esta Voz que escutam com paixão há tantos anos. A qualidade das suas interpretações, bem como o rigor técnico dos espetáculos que idealiza, têm sido alvo de rasgados elogios, por parte, tanto da Crítica, como do grande Público.

A viagem de O Mistério proporcionou ainda uma nova aventura que se traduziu na criação de arranjos originais para uma série de canções mexicanas e latino americanas, culminando com a edição exclusiva para o México do disco La Golondrina y El Horizonte e consequentes apresentações ao vivo, com estreia mundial no Festival Cervantino.

O Horizonte, o seu mais recente álbum autoral, é a afirmação da sua faceta de compositora e letrista, expressa na criação e interpretação de um repertório original.

Os bilhetes custam 15 euros e estão à venda na bilheteira do Teatro Municipal Baltazar Dias e online, através da Ticketline.

A Câmara Municipal do Funchal apoia este evento em parceria com a NOS Madeira e os hotéis Savoy Signature – Next e Porto Bay.