Desporto

Choupana solicita reunião à AFM

Em causa os critérios para o desempate com igual pontual no final da competição I Divisão Regional de futebol sénior época 2021/2022

None

O Choupana Futebol Clube solicitou uma reunião à Associação de Futebol da Madeira para esclarecer os critérios para o desempate com igual pontual no final da competição I Divisão Regional de futebol sénior época 2021/2022.

“O Campeonato rege-se por um  regulamento especifico que é omisso quanto aos critérios de desempate”, argumento o clube. “Na verdade, a 1.ª fase e a fase de apuramento de campeão não são duas  competições distintas, mas apenas uma”, acrescenta. “Se estivéssemos a falar de duas competições, então os clubes que  disputam o apuramento de campeão não transitariam para esta fase com  metade dos pontos obtidos na 1ª fase”, observa o Choupana Futebol Clube.

Nacional B e Juventude de Gaula foram promovidos à Divisão de Honra, mas acabaram em igualdade pontual com Santacruzense e Choupana, clube que pretende ver esclarecido o critério de desempate. 

Eis o comunicado do Choupana Futebol Clube:

Exmo Sr. Presidente da Associação de Futebol da Madeira, o Choupana Futebol Clube, vem por este meio solicitar uma reunião com v/ excelência de forma a esclarecer  os critérios indicados no comunicado infra, tendo em conta o desempate com igual pontual no final da competição 1 divisão de futebol sénior época 2021/2022 regional. 

O Campeonato Regional da 1ª Divisão de Seniores rege-se por um  Regulamento especifico que é omisso quanto aos critérios de desempate.

Na verdade, a 1ª fase e a fase de apuramento de campeão não são duas competições distintas, mas apenas uma – o Campeonato Regional da 1ª Divisão de Seniores.

É o que decorre, desde logo, do art.º 3 do Regulamento Provas Oficiais.

“Artigo 3.º

Prova será disputada em duas Fases:

1ª FASE: Numa única série, todos contra todos, a duas voltas;

2ª FASE: Em duas séries (A” e “B”), todos contra todos, a duas voltas, sendo:

1. Série “A”, constituída pelos clubes classificados do 1º ao 4º lugar  na 1ª Fase, para apuramento de Campeão;

2. Série “B”, constituída pelos clubes classificados do 5º ao 8º lugar na 1ª Fase, para apuramento da classificação final;

3. Os Clubes que ficam na Série “A”, iniciam a participação na segunda fase com 50% dos pontos conquistados na primeira fase. Os Clubes que ficam na Série “B”, iniciam a participação na segunda fase com 25% dos pontos conquistados na primeira fase;

4. Os arredondamentos são feitos à primeira casa decimal, se igual ou superior a 5, passa para o primeiro número inteiro seguinte. Se inferior a 5, passa para o número inteiro imediatamente inferior.”

Se estivéssemos a falar de duas competições, então os clubes que disputam o apuramento de campeão não transitariam para esta fase com metade dos pontos obtidos na 1ª fase.

Acolitando esta convicção, os cartões amarelos exibidos na 1ª fase não deixam de ser contabilizados para a fase de campeão, numa evidente demonstração de estarmos perante uma única competição.

Por outro lado, quando as fases constituem competições distintas, os regulamentos que as disciplinam dizem-no expressamente.

Veja-se o Regulamento das Competições de Futebol de 7 – 04  Classificações e Desempates – e o Regulamento das Competições de Futsal – 4 Formas de Desempate.

Nestes casos, para efeitos de desempate, devem ser considerados os jogos efetuados entre os clubes empatados durante a fase respetiva.

No caso do Campeonato Regional da 1ª Divisão de Seniores acontece, exatamente, o contrário - para efeitos de desempate, devem ser considerados os jogos efetuados entre os clubes empatados durante toda a competição (1ª Fase e Fase de apuramento de Campeão).

Pelo exposto, aguardamos reposta, tendo em conta a transparência de uma competição que merece o respeito por todos os intervenientes.  

Os nossos melhores cumprimentos,

Presidente

Marco Gomes