Madeira

Santa Cruz aprova empréstimo de 2,6 milhões de euros

Autarquia aprovou também, em reunião de câmara, a contratação de assessoria jurídica no valor de 58 mil euros.

None

A Câmara Municipal de Santa Cruz aprovou esta quinta-feira, 5 de Maio, em reunião camarária, um contrato de empréstimo com a Caixa Geral de Depósitos "com a melhor taxa de sempre, de 0,58%", afirma o presidente da autarquia.

Segundo Filipe Sousa, "este é um sinal inequívoco de credibilidade e a prova de que o concelho recuperou a confiança das instituições financeiras dado o trabalho feito, desde 2013, na recuperação das contas públicas".

Em causa está um empréstimo de 2,6 milhões de euros destinado a "investimentos estruturantes em todas as freguesias do concelho", revela o autarca. O pacote inicial de investimentos teve de ser revisto devido às consequências da guerra na Ucrânia, que fizeram disparar o valor de todas as empreitadas, mas mantiveram-se os investimentos mais importantes.

Na reunião camarária de hoje, foi também aprovada a contratação de assessoria jurídica, no valor de 58 mil euros, "dada a necessidade de apoio especializado para importantes dossiers no âmbito de apoios como são o PPR e o Portugal 20/30", explica a autarquia.

A assessoria jurídica que também se vai estender à mobilidade eléctrica, ao dossier de benefícios fiscais e ao documento que está a juntar todos os regulamentos existentes na autarquia.

As duas propostas foram aprovadas por maioria, com os votos contra da coligação 'Cumprir Santa Cruz', que justificou o seu sentido de voto com o facto de não ter tido tempo útil e suficiente para analisar os documentos em causa, já que os mesmos foram levados em mão à reunião de hoje. Posição mantida mesmo depois de o presidente da autarquia explicar que as duas propostas vão ainda à reunião extraordinária da Assembleia Municipal, que decorrerá na próxima semana.