Mundo

Bruxelas apoia vítimas de violência sexual e de género com 1,5 milhões de euros

None

A Comissão Europeia anunciou hoje um financiamento de 1,5 milhões de euros para apoiar as vítimas de crimes sexuais e de violência de género na Ucrânia, através de um fundo da ONU.

A verba hoje aprovada irá financiar, através do Fundo das Nações Unidas para a População, a assistência a mulheres e raparigas na Ucrânia vítimas deste género de violência com a disponibilização de serviços de saúde sexual e reprodutiva, nomeadamente equipamento essencial como 'kits' de emergência para grávidas.

Por outro lado, serão ainda criadas duas unidades móveis para emergências de obstetrícia e cuidados de neonatologia.

O financiamento hoje aprovado é parte de uma verba total de 243 milhões de euros de ajuda humanitária à Ucrânia em resposta à guerra iniciada com a invasão russa.

A Rússia iniciou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva na Ucrânia que causou já a fuga de cerca de 14 milhões de pessoas de suas casas -- mais de oito milhões de deslocados internos e mais de seis milhões para os países vizinhos -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Também segundo as Nações Unidas, mais de 15 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.