5 Sentidos

“A memória tem valor quando é colocada ao serviço do nosso crescimento", destaca Eduardo Jesus

Livro ‘Imagem Foto – Corpo e Lugar’ de Lucília Monteiro foi hoje apresentado no Museu de Fotografia da Madeira.

None

O lançamento do livro 'Imagem Foto – Corpo e Lugar', da fotojornalista de Lucília Monteiro, foi o mote para doação do espólio do seu pai, José de Sousa Monteiro, fotógrafo de Santa Cruz, ao Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s.

“É com muito orgulho que eu e os meus irmãos, aqui presentes, doamos o espólio do meu pai ao Museu de Fotografia Vicentes”, começou por referir Lucília Monteiro, justificando que os “Vicentes foi quem influenciou toda esta escola da fotografia na Madeira”.

“Este livro pretende ser uma continuidade dos arquivos fotográficos madeirenses”, referiu a jornalista desejando que as fotografias doadas servissem para fazer uma leitura do contemporâneo. “Queria que houvesse uma continuidade deste projecto com outros artistas madeirenses, que se trabalhassem os arquivos e que os arquivos continuassem vivos e contemporâneos”, reforçou Lucília Monteiro na apresentação do livro.

O director do Museu de fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s referiu que o momento é “grande “satisfação e orgulho”, por tratar-se de uma obra de “uma das maiores fotojornalistas, com largo percurso profissional na área, mas também por estarmos perante um verdadeiro livro objecto, um livro de autor cujo o número de exemplares não ultrapassam os 500”.

“A Lucília Monteiro faz aqui uma leitura contemporânea do ciclo da vida através dos diversos retratos captados pelo seu pai, José de Sousa Monteiro, fotógrafo de Santa Cruz e fundador da casa fotográfica ‘Imagem Foto’”, destacou Filipe Bettencourt.

A doação do arquivo fotográfico de José de Sousa Monteiro “representa um testemunho de grande confiança nesta instituição por parte dos seus familiares”, vincou.

Parlamento madeirense e Governo Regional congratulam-se com doação

O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, agradeceu à fotojornalista e à família “o legado que eleva a nossa responsabilidade sobre o ponto de vista do cuidado que temos de ter com esta memória”.

“A memória tem valor quando é colocada ao serviço do nosso crescimento, da nossa evolução, da nossa educação”, afirmou Eduardo Jesus, esperando que “este seja o início de mais um processo de criação”, e que através da fotografia “se possa querer saber mais, investigar mais e dar a conhecer mais”.

A Vice-Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Rubina Leal, também enalteceu a atitude da família de José de Sousa Monteiro, “que foi capaz de fazer a maior homenagem ao fotógrafo, através da doação de um espolio que todos conhecem em Santa Cruz”.

Rubina Leal destacou ainda a obra da fotojornalista Lucília Monteiro que “coloca grande emoção no seu trabalho”, agradecendo “o que tem feito, o livro agora apresentado, e a doação ao Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s.

Sobre José de Sousa Monteiro

José de Sousa Monteiro exerceu a sua actividade em Santa Cruz entre 1950 e 1999, tendo relatado boa parte da história do concelho, na segunda metade do século XX. O espólio doado ao Museu de Fotografia da Madeira é constituído por mais de 100 mil negativos referentes a este período, donde se destacam fotografias da construção do Aeroporto de Santa Catarina. Documentos que vão ser investigados, inventariados e divulgados. “Esta é a primeira doação com esta dimensão que o Museu de Fotografia da Madeira acolhe proveniente de uma zona rural. Todas as outras doações foram de fotógrafos que exerciam a sua actividade no Funchal. O património cultural da Região Autónoma da Madeira é de sobremaneira valorizado”, concluiu Filipe Bettencourt.