Madeira

PSD apresenta voto de congratulação à Associação Humanitária dos Bombeiros da Calheta

O dispositivo é composto actualmente por 65 bombeiros, 25 profissionais e 40 voluntários, um Comandante e um Adjunto de Comando.

None

O Grupo Parlamentar do PSD deu entrada, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, de um voto de congratulação à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Calheta pelos seus 30 anos de fundação, "louvando todos os seus dirigentes, sócios, bombeiros e comando, reconhecendo em todos eles a dedicação voluntária e generosa à causa pública do socorro, da segurança e da proteção civil de todos os calhetenses e de todos os que visitam o concelho da Calheta".

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Calheta foi fundada a 21 de Maio de 1992, por um conjunto de 20 cidadãos, nascidos ou residentes na Calheta, que se juntaram, enquanto sócios fundadores desta associação, para dar forma e expressão a uma necessidade e vontade da sua população. Entre esses sócios fundadores regista-se a presença de Paulo da Conceição Rocha da Silva, que viria a ser o primeiro presidente da Direcção, Manuel da Silva Leça, à data presidente da Câmara Municipal da Calheta, e Manuel Baeta de Castro, que viria igualmente a ser presidente da Câmara, sendo actualmente o presidente da Direcção da Associação.

Em Abril de 1995 passavam a prontos os primeiros vinte e dois bombeiros dos Bombeiros Voluntários da Calheta, abrindo, na freguesia do Arco da Calheta, o primeiro quartel dos Bombeiros Voluntários da Calheta. Para que a primeira escola de bombeiros se concretizasse muito contribuiu a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Madeirenses, que ministrou na Calheta a formação teórico-prática aos aspirantes a bombeiros e apoiou com diversos meios para que o quartel pudesse abrir portas.

A 18 de Maio de 2011 foi inaugurado o novo quartel da associação, na freguesia da Calheta, com todas as condições para acolher e dar resposta às necessidades da corporação, melhorando significativamente as condições para operar no socorro e no combate aos incêndios.

"A visão do Governo Regional foi determinante, dotando-se assim a Calheta dos meios para um melhor serviço de proteção civil a todos os residentes e visitantes", refere o Grupo Parlamentar do PSD. 

O dispositivo é composto actualmente por 65 bombeiros, 25 profissionais e 40 voluntários, um Comandante e um Adjunto de Comando.