Madeira

Preços da energia e dos transportes escaldam

None

Bom dia!

A notícia que faz a manchete de hoje do seu DIÁRIO aponta para as contas com que se deparam as famílias para fazerem face à escalada de preços impulsionada pelo conflito bélico que decorre na Ucrânia.

Hoje pagamos muitos mais do que há um ano por um pão ou por um pacote de massa, esta é a ilação a que chegamos quando comparamos os preços, no supermercado. E os dados mais recentes do Índice de Preços do Consumidor, que se referem ao mês de Abril, reflectem, pela primeira vez, o impacto na Madeira da guerra, encarecendo sobretudo os produtos energéticos, os transportes e a comida, considerados bens essenciais. O álcool e o tabaco pouco se ‘ressentem’ desta escalada de preços que sobrecarrega os já bastante reduzidos orçamentos das famílias.

Com destaque na primeira página temos, também, a notícia de que Albuquerque e Costa estão mais próximos. Em causa está a reunião que juntou ministros e os deputados do PSD-M. Do encontro, sabe-se que a resolução do Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM) está no bom caminho, mas a reunião entre os chefes dos dois executivos será decisiva para esclarecer muitas dúvidas e resolver muitos assuntos pendentes.   

Ao aproximarmo-nos do dia 13 de Maio, que amanhã se assinala, não podemos deixar de reflectir sobre Fátima, mais não seja para constatar que há cada vez menos peregrinos madeirenses no santuário que é uma referência mundial no que à fé diz respeito. A covid-19 pode explicar, em parte, esta redução, embora muitas das restrições já tenham sido levantadas.

Hoje assinala-se o Dia Internacional do Enfermeiro. O DIÁRIO falou com Sílvia Caldeira, a oradora convidada para conferência que marca as celebrações desta efeméride na Região. Segundo a especialista, é “urgente” que as forças políticas reconheçam “dignidade” à enfermagem, com os profissionais a reclamarem melhores condições.

Quanto a espectáculos, destaque para o Festival Aqui Acolá, que dá outra vida à Ponta do Sol. Tiago Bettencourt, Laginha e Tcheka fazem parte do conjunto de artistas que colocam aquela vila do oeste madeirense no roteiro dos concertos do final deste mês de Maio.

Estas e outras notícias podem ser lidas na edição desta quinta-feira do seu DIÁRIO. Para acompanhar o que se passa na Região, no País e no Mundo, ligue-se ao dnoticias.pt ou à rádio TSF-Madeira. Nas nossas redes sociais encontra, também, as notícias que fazem esta jornada informativa. 

Aproveite bem o dia e boas leituras!