Madeira

Preços em Abril aumentaram 2,7% para os consumidores na Madeira

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) nos últimos doze meses – Total Geral – teve uma variação média em Abril de 2022 de 2,7%, superior em 0,5 pontos percentuais (p.p.) ao registado no mês anterior na Região Autónoma da Madeira, de acordo com os dados apurados e divulgados esta quarta-feira pela Direcção Regional de Estatística.

"Este indicador está em trajetória ascendente desde Fevereiro de 2021 e em terreno positivo desde o mês de Setembro do mesmo ano, atingindo neste mês de Abril de 2022 o valor mais elevado desde Setembro de 2013", faz notar a DREM, confirmando assim uma inflação assinalável nos últimos dois meses e meio.

"O indicador de inflação subjacente, medido pelo índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, apresentou uma taxa de 1,7%, valor superior em 0,4 p.p. ao observado no mês anterior", acrescenta, sendo que "os bens registaram uma taxa de 3,4% e os serviços de 1,7%".

"As variações positivas mais expressivas foram observadas nas classes da 'Habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis' (+3,4%) e dos 'Transportes' (+8,8%)" e em sentido inverso, "a classe da 'Educação' registou a maior variação negativa, com -1,9%, seguida da classe das 'Bebidas alcoólicas e tabaco', -0,8%", aponta a autoridade estatística regional.

Por comparação, "no País, o IPC registou uma taxa de variação média de 2,8%, valor superior em 0,6 p.p. ao observado no mês anterior (2,2%)", o que revela que apesar de muito próximos, a Madeira apresenta uma variação ligeiramente abaixo da média nacional.

"Em termos homólogos, ou seja, comparando Abril de 2022 com o mesmo mês de 2021, a variação de preços foi de +6,1% (+7,2% no País), o valor mais elevado desde Novembro de 2012", constata, assim, que na comparação ao ano há uma diferença maior. "Entre Março e Abril de 2022, o IPC cresceu +2,6% (+2,2% no País), desacelerando face ao mês anterior (+2,9%)", acrescenta.

Já outra questão sintomática é que em Abril de 2022, "o valor médio das rendas de habitação por metro quadrado de área útil, na Região, apresentou uma variação de +0,3% face ao mês anterior e de +2,6% se comparado com mês homólogo".