Coronavírus País

Actualmente existem 45 presos com doença activa num universo de 11.743

None

A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais informou hoje que existem atualmente 45 reclusos com covid-19, num universo de 11.743 presos, tendo sido recuperados desde o início da pandemia 4.274, sem registo de mortes.

Numa resposta enviada à agência Lusa, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) adianta que existe um caso ativo entre jovens internados na rede de Centros Educativos, onde foram clinicamente recuperados 52 desde o início da pandemia da covid-19, em março de 2020, não tendo ocorrido nenhuma morte.

No que se refere a trabalhadores da DGRSP, também não existem mortes a assinalar e atualmente existem 56 situações ativas, das quais 33 entre guardas, 18 profissionais de saúde e cinco outros funcionários, tendo sido clinicamente recuperadas 1.472 pessoas.

A Direção-Geral informa igualmente que a taxa de cobertura vacinal dos trabalhadores da DGRSP é de 87,96%, a dos reclusos de 92,42% e a dos jovens internados em Centros Educativos de 88,42%.

"A vacinação da dose de reforço foi monitorizada e disponibilizada através da task-force e o reforço vacinal está a ser realizado por várias fases. A taxa da vacinação de dose de reforço é uma taxa relativa, já que a eleição para a inoculação está depende de vários critérios (temporal, se teve infeção, se já tem o esquema primário completo), assim, e com corte a 03 janeiro, a taxa é de 59,43% com uma recusa de 0,42%", adianta.

Até ao momento foram realizados 79 073 testes (PCR e rápidos), afirma a DGRSP.