Um convite especial

Foi em um dos momentos mais altos da pandemia (12 de Setembro de 2020) que o Senhor D. Nuno Brás, Bispo do Funchal, benzeu, na área florestal da Bica da Cana (Paúl da Serra), um pequenino santuário dedicado a Cristo, o Bom Pastor. Com ele estavam representadas as principais autoridades da RAM e especialmente um bom número de pessoas.

Neste momento em que, felizmente, depois de uma luta muito competente, persistente e responsável, tudo indica que estamos saindo da pandemia, vamos aproveitar a data da Festa do Bom Pastor, para de novo nos reunirmos, com o nosso Bispo, nosso Pastor, nesse Cantinho a fim de agradecer a Deus este sucesso. E vamos também pedir a Deus que continue a iluminar a inteligência dos nossos profissionais de saúde para que esta etapa continue e evoluir e seja definitiva a erradicação deste drama que tantos prejuízos tem causado no mundo inteiro. Vamos também oferecer as nossas súplicas pela paz no mundo especialmente para que a paz regresse à Rússia e à Ucrânia. O dia oficial da Festa do Bom Pastor é o quarto Domingo da Páscoa que este ano calha no dia 8 de Maio. Mas por diversas razões tivemos que antecipar para o Sábado dia 7, pelas 11 horas da manhã. Vamos também oferecer a nossa Oração por todos aqueles que não conseguiram sobreviver a esta doença tão cruel.

Esta celebração especial da Festa do Bom Pastor será também uma homenagem muito carinhosa e de muita gratidão a todo o «Pessoal da Linha da Frente» e a todos aqueles que passam a sua vida a servir os outros, aguentando trabalhar, muitas vezes, acima das suas forças. Isso foi bem evidente especialmente na vaga alta da pandemia. Gostaria muito de convidar todos os nossos grandes profissionais e as suas famílias para esta celebração que, além de ser uma Oração, será também uma expressão profunda da nossa gratidão.

Neste momento estou pensando nos Médicos/as, Enfermeiros/as, Assistentes Profissionais, membros da PSP, da GNR, Bombeiros, Protecção Civil, Guardas Florestais, Sacerdotes, Colectores de lixo, Segurança Social, Banco Alimentar, Caritas, enfim, todos aqueles que de qualquer modo estão mais directamente ligados ao público, embora não façam parte desta lista que, por mais que me esforce, será sempre incompleta.

Também gostaria de pedir que venham vestidos com o seu uniforme de serviço e que o pessoal médico traga aos ombros os seus estetoscópios que serão benzidos pelo Sr. Bispo num momento especial da Santa Missa.

Pe. Bernardino Correia Andrade