Turismo Madeira

Chegada da easyJet ao Porto Santo abre 'pista' a outras low-cost

Nuno Batista diz que a Ryanair já mostrou interesse em estabelecer ligação com o destino e há propostas para novas unidades hoteleiras que já foram entregues ao Município

O início desta operação “já trouxe uma diminuição naquilo que eram os preços anormais e absurdos que se praticavam” nas viagens para o Porto Santo.
O início desta operação “já trouxe uma diminuição naquilo que eram os preços anormais e absurdos que se praticavam” nas viagens para o Porto Santo.

A easyJet aterrou este domingo, pela primeira vez, no Porto Santo. A companhia aérea de baixo custo irá estabelecer duas ligações directas semanais entre o Aeroporto Francisco Sá Carneiro (Porto) e a Ilha Dourada até ao dia 30 de Outubro numa operação que disponibiliza cerca de 19 mil lugares durante o Verão IATA.

Naturalmente animado, o presidente da Câmara Municipal do Porto Santo espera que a chegada da easyJet abra a porta, ou neste caso a pista, a outras low-cost, tendo o autarca avançado que houve algum interesse manifestado por outra companhia que se estreou no mês passado em solo madeirense.

A verdade é que com a chegada da Ryanair à ilha da Madeira a própria equipa da Ryanair também já esteve no Porto Santo a ver as condições para poder operar neste aeroporto. Essa situação está a ser acompanhada pelos Aeroportos da Madeira que tem feito, juntamente com o Governo Regional, um trabalho excepcional neste aspecto. Nuno Batista, presidente da Câmara Municipal do Porto Santo

Quanto ao número de camas disponíveis, o edil assume que terá de existir uma gestão da oferta conforme a procura, mas adianta que “já chegaram ao Município do Porto Santo algumas propostas e indicações para que haja mais unidades hoteleiras”.

Relativamente à pressão que se espera no Verão “o dia de hoje é o grande exemplo” de que não é isso que Nuno Batista pretende. 

Estamos no mês de Maio e aquilo que temos é um voo que chega ao Porto Santo praticamente cheio. Portanto, não queremos colocar pressão nos meses de Julho, Agosto e Setembro, mas fazer com que a sazonalidade se esbata e que a frequência de pessoas aqui no Porto Santo se prolongue durante mais tempo – e quanto mais tempo melhor. Nuno Batista, presidente da Câmara Municipal do Porto Santo

easyJet estreia-se no Porto Santo com 130 passageiros

O primeiro voo da easyJet aterrou às 8h52 no Porto Santo, proveniente do Porto. O Airbus A-320 trouxe 130 passageiros a bordo.

Sobre a questão de as viagens serem mais acessíveis com a chegada da easyJet ao território porto-santense, o autarca até brinca ao afirmar que essa não é bem a sua área, mas aquilo que pode dizer é que o início desta operação “já trouxe uma diminuição naquilo que eram os preços anormais e absurdos que se praticavam”, não só para “as pessoas que queriam ir ao Porto Santo”, mas também para os locais “saírem” da ilha.

“A TAP já reduziu os preços e já introduziu campanhas promocionais. A concorrência ajuda e ainda bem que chegaram. Temos é de fazer com que a operação da easyJet perdure e não seja apenas um momento isolado”, vincou.

Poucos no arranque da época balnear no Porto Santo

Apesar do céu limpo e com a temperatura a convidar, para já, a esta hora, são poucos os banhistas que aproveitam o início da manhã para uma ida à praia na ilha do Porto Santo, como se poderá verificar.

Primeiros passageiros receberam kit de praia

Os 130 passageiros que chegaram a bordo do avião da companhia britânica foram hoje brindados com uma temperatura máxima na ordem dos 21,8 ºC.

Refira-se igualmente que a easyJet juntou-se à Havaianas e ofereceu um kit aos primeiros passageiros desta ligação que contém alguns itens essenciais de praia – entre os quais, um par de chinelos Havaianas.

easyJet inaugura ligação Porto-Porto Santo com a oferta de um kit Havaianas

Nova rota estreia a 1 de Maio e deve prolongar-se até 25 de Outubro

A acção veio reforçar a aposta na retoma em força da indústria da aviação e do sector do turismo em Portugal das duas marcas. A Havaianas viu nos voos que voltam a ligar o Porto a destinos de praia - como é o caso do Porto Santo - a oportunidade de criar sinergias e inaugurar o início ao Verão de 2022 de forma diferente.