País

Apritel diz que Portugal lidera "descida dos preços de banda larga fixa na Europa"

None

A associação dos operadores de comunicações eletrónicas Apritel afirmou hoje que Portugal "lidera descida dos preços de banda larga fixa na Europa", de "5,2% nos últimos 12 meses", contra um aumento de 0,9% na União Europeia a 27.

Em comunicado, a Apritel sublinha que os dados do Eurostat (estatísticas europeias) relativos a março deste ano "demonstram mais uma vez a forte dinâmica competitiva do mercado português de comunicações eletrónicas".

Aliás, "num contexto de aumento generalizado dos preços na economia, os serviços de comunicações nacionais contribuem para uma menor pressão inflacionista na economia nacional, por via de uma evolução abaixo da inflação verificada", lê-se no comunicado.

"Portugal lidera na descida de preços dos serviços de internet fixa", aponta a Apritel, referindo que, "na média dos últimos 12 meses, os preços" no mercado português nesta oferta "diminuíram 5,2%, enquanto na UE 27 se registou um aumento de 0,9%".

Paralelamente "com esta forte redução de preços", destaca a Apritel, "a taxa de cobertura de redes fixas de alta velocidade aumentou, tendo atingido em 2021 uma cobertura de 92% da totalidade dos alojamentos".

A associação dos operadores de comunicações eletrónicas alerta, mais uma vez, para que "os comparativos de evolução de preços suportados no IHCP [Índice Harmonizado de Preços no Consumidor] do Eurostat não podem ser utilizados para comparar níveis de preços entre países, apenas a evolução dos mesmos, e com as devidas precauções".

A Apritel sublinha ainda que "os enviesamentos da análise são tanto maiores quanto maior for a série temporal, na medida em que o IHCP altera os pesos de cada componente, de ano para ano, o que impõe limitações às conclusões que podem ser retiradas de séries históricas longas do mesmo índice".