A Guerra Mundo

Cruz Vermelha pede corredor humanitário para Mariupol e a fábrica Azovstal

None

O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) apelou hoje à abertura de um corredor humanitário em Mariupol até à fábrica Azovstal para retirar os milhares de civis e centenas de feridos que permanecem na cidade ucraniana sitiada.

"O CICV está profundamente preocupado com a situação em Mariupol, onde a população necessita urgentemente de assistência. Para a partida segura e voluntária de milhares de civis e centenas de feridos da cidade, incluindo a fábrica Azovstal, o acesso humanitário desimpedido tem de ser providenciado imediatamente", lê-se na nota citada pela agência Unian.

O organismo salientou ainda que tem estado a trabalhar incessantemente desde o final de fevereiro para ajudar civis em Mariupol e noutras cidades ucranianas das quais as pessoas não conseguem escapar, reiterando os apelos para que fosse permitido aos civis abandonarem a zona de combate em segurança e receberem ajuda humanitária.

"Como mediador neutro e imparcial, o CICV está pronto a ajudar as partes em conflito a concluir acordos práticos e exequíveis para assegurar a retirada voluntária das pessoas necessitadas", acrescenta a declaração da Cruz Vermelha.

Paralelamente, a organização destacou equipas de trabalhadores de campo para facilitar uma partida segura, assim que seja alcançado um acordo e existam garantias de segurança.