A Guerra Mundo

Kiev diz que corredor humanitário para retirar civis de Mariupol "não funcionou"

None

O corredor humanitário destinado a retirar civis da cidade de Mariupol, sudeste da Ucrânia, "não funcionou", declarou hoje à tarde a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Verechtchuk, acusando os russos de terem violado o cessar-fogo e bloqueado as viaturas.

"Infelizmente, o corredor humanitário de Mariupol não funcionou hoje como estava previsto", indicou a responsável, após ter anunciado de manhã um acordo "preliminar" com a Rússia para este corredor, o primeiro do género deste sábado.

"Devido à ausência e controlo do seu próprio exército no terreno, os ocupantes não conseguiram assegurar um cessar-fogo apropriado", sublinhou Verechtchuk.

E acrescentou: "Para mais, devido à sua desorganização e negligência, não conseguiram garantir o transporte rápido das pessoas até ao ponto onde aguardavam dezenas dos nossos carros e ambulâncias".

Desde sábado que não foi estabelecido na Ucrânia qualquer corredor humanitário, devido à ausência de um acordo com os russos, que nos últimos dias intensificaram os seus ataques no leste da Ucrânia.

Previamente, o presidente da câmara de Mariupol, Vadym Boishenko, tinha pedido aos moradores para deixarem a cidade, sitiada pelas tropas russas desde o início de março, e para utilizarem o corredor humanitário acordado com as forças de Moscovo.

"Não tenham medo. Vão para Zaporijia. Lá estarão seguros", disse hoje de manhã o autarca, na sua conta da rede social Telegram, após o Governo de Kiev ter anunciado um acordo com as autoridades russas para abrir um corredor humanitário.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou já a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, mais de 5 milhões das quais para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU -- a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.