Canil de São Vicente

Finalmente uma boa notícia relativamente aos maus tratos aos animais, nem queria acreditar no que lia no DN de hoje (31/3/22), é uma noticia muito boa, houve queixa dos maus tratos, alguém teve coragem de avançar com esta denúncia, desde já os meus parabéns por tão nobre atitude.

Lamentavelmente esta realidade não existe somente em São Vicente, é notória em toda a Ilha, quer em espaços deste género, quer a nível particular pois não há dia em que não se saiba de maus tratos, de abandono, de negligência, de sítios que vivem sem quaisquer condições, é uma triste e viva realidade na nossa sociedade, sei que não é fácil dominar e combater tudo e todos, mas também sei que em muitos casos sabem quem são os causadores e por medo de represálias futuras, prevalece o silêncio e o " assobiar para o lado", não fossem estas as atitudes mais confortáveis e que poderão evitar outros futuros dissabores.

Agora questiono quem verdadeiramente defende e gosta dos animais, onde está a dignidade humana? Até onde vai a covardia humana que deixa que estes acontecimentos macabros continuem a ter espaço nesta sociedade em pleno século XXI?

É justo para com os animais, abandonar, maltratar, até mesmo matar e ficarmos de braços cruzados?

Há já muitos anos que digo e infelizmente hei-de continuar a dizer, enquanto não houver a verdadeira e espontânea MÃO PESADA, no que toca ao "humano" causador destes episódios, isto nunca mais terá fim, pelo contrário, será uma bola de neve, porque sei que posso fazer porque a mim ninguém me fará mal!

Hoje foi dado um importante e grande passo em Prol desta causa, que hajam mais e mais denúncias de forma a colocar certas entidades no seu devido sitio, que haja a coragem de seguir em frente e de ajudar os pobres e indefesos animais que são constantes vitimas da maldade e da crueldade humana, são seres vivos que tal e qual como nós, têm o total direito a uma vida com respeito, conforto e cuidados, sim porque eles adoecem e envelhecem, é relevante nunca esquecer isso, para muitos é muito mais prático e económico abandonar, ai ficam inibidos da responsabilidade.

O sucedido em São Vicente é "uma gotinha no oceano", que se torne do conhecimento público e num futuro bem próximo, a podridão que vai nesta Ilha, não deixem que seja o medo a vos dominar e que seja antes a coragem de denunciar, só assim poderá começar a haver uma pequenina luz ao fundo do Túnel!

Mónica Ramalho