5 Sentidos

Associação Orquestra Clássica da Madeira celebra 'O génio imortal' Beethoven

None

A AOCM - Associação Orquestra Clássica da Madeira inicia a sua actividade, em 2022 com um concerto comemorativo do seu aniversário, no próximo sábado, dia 5 de Março, pelas 18 horas, na Igreja Inglesa, no Funchal).

O evento, intitulado de 'O génio imortal ', promete proporcionar ao público "momentos de rara beleza" ao som da música de Ludwig van Beethoven.

Os protagonistas do trio deste concerto são: Andrei Ladechikov (violino), László Szepesi (violoncelo) e András Hennel (piano), que interpretarão obras do compositor alemão.

O programa incluirá a Sonata para violino e piano, em Fá Maior Op.24, n.º5 'Primevera', as 12 Variações sobre um tema de Händel, para violoncelo e piano, o 3º andamento (Rondo, Allegro) do Concerto para violino em Ré Maior , Op. 61, bem como o Trio, em Sib Maior Op.11.

As entradas para este concerto têm um custo de 20 euros e poderão ser adquiridas na recepção do Fórum Madeira e no local do concerto uma hora antes do evento.

A entrada é gratuita para os associados da AOCM e para os alunos do Conservatório-Escola Profissional das Artes da Madeira (CEPAM), mediante a apresentação do cartão de estudante e disponibilidade de lugares.

Os associados da Associação Notas e Sinfonias Atlânticas (ANSA) e da AACMM - Associação Amigos do Conservatório de Música da Madeira têm 50% de desconto no preço do bilhete.

As reservas poderão ser feitas através do site da AOCM.

Sobre os artistas

Andrei Ladechikov nasceu na Rússia e acabou os seus estudos de violino no Conservatório P.I Tchaikovsky, em Moscovo, sob a orientação dos professores Maxim Fedotov, V. Igolinsky e A. Koshvanez. Foi laureado em vários concursos nacionais e internacionais. Foi assistente de concertino na Orquestra Sinfónica do Moscovo, sob a batuta do Maestro P. Kogan.

András Hennel nasceu em 1961, em Debrecen, Hungria, onde iniciou os seus estudos aos sete anos. Iniciou os seus estudos de composição aos dez anos, com o Prof. Jenő Keuler, e os estudos de piano com o Prof. Kálmán Irmay no Conservatório „Zoltán Kodály” de Debrecen, onde estudou durante oito anos. Em 1980, ingressou na Academia de Música „Franz Liszt”, de Budapeste, onde estudou piano com o Prof. Sándor Falvai, então reitor da Academia, e música de câmara com dois membros do quarteto de cordas „Béla Bartók”. Formou-se, em 1985, como professor e intérprete com a marca „excelente” e iniciou a sua carreira na Escola Superior de Música „Franz Liszt” de Debrecen, onde lecionou piano e acompanhou alunos de violino, flauta, fagote e cantor, até 1995.

László Szepesi nasceu na Hungria onde concluiu os seus estudos na Escola Superior de Música Franz Liszt, em 1992. Entre 1993 e 2010, foi violoncelista da Orquestra Clássica da Madeira e da Madeira Camerata. Ao longo da sua carreira tocou com várias orquestras na Hungria, Suíça, Bélgica, França, Espanha, Itália e Macau, sob a batuda de maestros como Roberto Pérez, Emílio de César, Luis Izquierdo, Francesco La Vecchia, Eurico Martins, Miguel Graça Moura, entre outros.