“Afirmações e vontades”

No passado Sábado, dia 19 de Março de 2022 o DN publicou uma carta do leitor do Dr. João Abel de Freitas em que discorda de umas afirmações que fiz no XX Congresso Regional do Partido Socialista que se realizou no fim de semana anterior.

Começo por dizer que na realidade somos amigos há um bom par de anos e esse facto não evita que possamos ter ideias diferentes, apesar da consideração que temos um pelo outro. Diz o Dr. João Abel de Freitas que não concorda com a afirmação ou melhor, um desejo meu que deveria haver uma melhor ligação entre o PS/Madeira com o PS Nacional, de modo a que estivéssemos melhor informados com tudo o que se relacionasse sobre a Madeira.

Defendi e continuo a defender que tudo o que viesse para a Madeira, deveria ser anunciado pelo PS/M, tal como fiz quando fui líder parlamentar em 2000 em que era primeiro-ministro o Engenheiro Guterres e que resultou. Tínhamos treze deputados na Assembleia Regional e nas eleições seguintes chegamos aos dezanove. Com a nossa atuação, ao anunciar tudo o que vinha para a Madeira, a população começou a acreditar no PS-M, nomeadamente que não era contra a nossa terra, como fazia crer o Governo Regional de então, do PPD, porque a Comunicação Social foi “obrigada” a dar as notícias relativas a esses temas. Houve uma maior divulgação daquilo que fazíamos. Chegou ao ponto de um governante de então “me meter cunhas” para outros assuntos.

Ganhamos o nome de defensores da Madeira, embora os governantes do PPD não tenham gostado.

Se acontecer o governo da República mudar de cor, o que não é provável nos tempos mais próximos e na Madeira o PS-M for poder, não há risco nenhum porque quando o PPD é Governo na República, não liga nada ao PPD M, como tem acontecido em ocasiões anteriores, em que as grandes obras foram sempre feitas com a ajuda dos governos socialistas: Aeroporto e respetiva ligação terrestre, recuperação da Madeira depois do 20 de Fevereiro e Construção do Novo Hospital Central do Funchal, etc… Por outro lado queria dizer que na Madeira o Governo Regional manda os Deputados do PPD ir aos diferentes Concelhos anunciar as obras, mesmo nos Concelhos que são do PPD e nos que são de outra cor política nem informados são nem convidados para as respetivas inaugurações.

Duarte Caldeira