Madeira

PSD defende apoio ao investimento privado para recuperação das florestas

None

O Grupo Parlamentar do PSD sublinhou, esta tarde, numa visita a uma propriedade na Ponta do Sol, no âmbito do Roteiro de Proximidade sobre a Natureza, que a recuperação dos espaços florestais tem sido uma “aposta constante na Região”.

Aposta que, segundo o deputado Rui Marques, tem contado, ao longo dos anos, com um crescente envolvimento dos privados no que diz respeito ao investimento em projectos que têm em vista a florestação, reflorestação e criação de zonas arborizadas, assim como a prevenção contra incêndios e catástrofes naturais e ainda a melhoria da resiliência e valor ambiental dos ecossistemas.

O deputado salientou que existe, actualmente, um conjunto de apoios disponíveis aos proprietários de terrenos florestais, os quais têm tido uma boa receptividade, graças ao aumento da consciencialização para a importância da preservação do nosso património natural. 

O Montado das Rabaças, a propriedade visitada esta sexta-feira pelo Grupo Parlamentar do PSD, é um exemplo de um investimento que parte da iniciativa privada com financiamento através do PRODERAM 2020, conforme realçou Rui Marques.

O deputado sublinho que, tal como este investidor, muitos outros detentores de terrenos florestais apostam em projectos semelhantes, contribuindo para a manutenção e regeneração da floresta regional. Só ao nível do PRODERAM e no conjunto das medidas de recuperação florestal, foram apoiados 62 projectos privados, num investimento global que ascende aos 25,5 milhões de euros.