Madeira

Santa Cruz queixa-se à Ordem dos Médicos da médica deputada Conceição Pereira

None

A Câmara Municipal de Santa Cruz enviou um ofício à Ordem dos Médicos a nível nacional e regional, no qual expressa o seu “mais  veemente repúdio” pelas declarações que a médica Conceição Pereira, deputada do PSD na Assembleia  Legislativa da Madeira, proferiu na passada, quarta-feira, 16 de Março, sobre o programa de apoio da autarquia às pequenas cirurgias.

Isto porque a autarquia entende que as declarações da médica em causa “são eticamente reprováveis e moralmente inaceitáveis.”

“Porque os médicos, a sua missão e a defesa da vida humana, que  norteiam o seu Código Deontológico, nos merecem todo o respeito, não podemos aceitar que estes valores sejam suspensos por um profissional de saúde, mesmo que no exercício de um cargo político”, refere o documento, que lembra também que em causa está um programa social que foi amplamente discutido com vários médicos e enfermeiros, todos eles unânimes em afirmar a importância e pertinência do mesmo para o combate às longas listas de espera do Serviço Regional de Saúde.

“Todos os profissionais por nós contactados se manifestaram solidários com as pessoas que esperam e desesperam por consultas e cirurgias na Madeira, algumas delas mais de dez anos. E esta solidariedade tem na base a defesa  da vida humana que os médicos juram e honram.  Por isso, que uma médica faça afirmações contrárias a este ponto de honra de uma classe, falando de 'amiguismos' e usando terminologia política para rebaixar uma medida social que todos são unânimes em apoiar, é lamentável e mancha a credibilidade, seriedade e trabalho de toda uma classe”, sustenta a autarquia.

No ofício, assinado por Filipe Sousa, é ainda salientado que o apoio às pequenas cirurgias é uma medida social que tem por base relatórios médicos que merecem toda a credibilidade e respeito e que garantem a imparcialidade e a justiça dos apoios que são concedidos.

“Para usar a terminologia da Doutora Conceição Pereira, já é de lamentar  que o Serviço Regional  de Saúde não seja amigo dos madeirenses, mais é ainda mais lamentável que uma médica, que jurou defender a vida humana, alinhe pelo mesmo diapasão”, lê-se.

Também hoje, a autarquia enviou um convite à médica e deputada Conceição Pereira para estar presente na cerimónia de assinatura de contratos de apoio às pequenas cirurgias, que terá lugar na próxima terça-feira, dia 22, pelas 15 horas, na Loja do Munícipe do Caniço.

“Seria uma oportunidade para ficar a conhecer a realidade de muitos utentes do Serviço Regional de Saúde, e para conhecer pessoalmente as pessoas de quem somos amigos e de quem V. Exa. também deveria ser amiga como deputada e médica. Assim, talvez da próxima vez pensasse duas vezes antes de atacar um programa que tem ajudado a diminuir as listas de espera que o Governo do seu partido não resolve.”, explica o convite.