Madeira

300 pessoas participaram em rastreio cardiovascular no Porto Santo

None

O rastreio cardiovascular que decorreu entre os dias 16 e 17 de Março, no Porto Santo, contou com a participação de cerca de 300 pessoas. Esta foi uma iniciativa da Associação de Estudantes Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), através do projecto 'MEDICINA MAIS PERTO: ILHAS', contando com o apoio da Cãmara Municipal.

Nuno Baptista considerou esta iniciativa como ‘’uma referência, pois além dos conhecimentos que trouxe aos munícipes, contribui, igualmente, para uma reflexão sobre as doenças cardiovasculares’’.

De acordo com nota da organização, este foi um projecto "que nasceu da defesa destes estudantes no que diz respeito à criação de oportunidades extracurriculares que atuem como um complemento curricular pertinente, de acordo com as necessidades e interesses dos mesmos".

A iniciativa dedica-se a actividades de promoção da saúde e prevenção da doença. Considerando a "prevalência das doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, no que respeita à mortalidade, bem como os números crescentes de casos de obesidade e infecções sexualmente transmissíveis no nosso país, este projecto faz destas temáticas a sua principal linha de acção".

O rastreio contou com a monitorização de alguns parâmetros como a pressão arterial e o índice de massa corporal, houve também, em simultâneo, uma consciencialização da população para alguns dos fatores de risco associados às doenças (Hipertensão Arterial, Diabetes, Dislipidemia, Tabagismo, Alcoolismo, Obesidade e Sedentarismo) e a necessidade premente de controlo dos mesmos.

Além disso, uma centena de funcionários do município do Porto Santo tiveram a oportunidade de participar em ações de sensibilização, ministradas pelos alunos da AEFML, sobre estilos de vida saudáveis. " Sempre que possível estas iniciativas irão decorrer para que os nossos funcionários possam usufruir ou que passem a ter hábitos de vida mais saudáveis. Queremos que todas as pessoas com risco cardiovascular sejam acompanhadas corretamente, com uma avaliação antecipada, para que possam prevenir riscos’’, disse o presidente da Câmara do Porto Santo.