A Guerra Mundo

Ataque a prédio em Cherniguiv fez cinco mortos, incluindo três crianças

Foto EPA
Foto EPA

Cinco corpos, incluindo de três crianças, foram encontrados nos escombros de um prédio habitacional atingido por um ataque russo em Cherniguiv, no norte da Ucrânia, revelou hoje fonte da proteção civil.

"Ao limpar os escombros de um prédio, os socorristas retiraram cinco corpos, incluindo os de três crianças", referiram os serviços de emergência através da rede social Telegram.

As Forças Armadas ucranianas publicaram também fotos do edifício destruído, noticiou a agência France Presse (AFP).

Também nesta localidade a norte de Kiev pelo menos dez pessoas morreram hoje, quando tropas russas dispararam sobre civis que se encontravam na fila para comprar pão, indicaram as autoridades ucranianas.

O Ministério Público ucraniano determinou a abertura de uma investigação sobre "homicídios premeditados" cometidos com "armas de fogo".

Cherniguiv, localidade estratégica localizada ao norte de Kiev e perto da fronteira com a Bielorrússia, país aliado da Rússia, tem sido fortemente bombardeada pela Força Aérea russa desde o início da invasão de Moscovo da Ucrânia, em 24 de fevereiro.

Segundo o ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, 103 crianças foram mortas desde o início do conflito e mais de uma centena de hospitais foram danificados ou destruídos.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 726 mortos e mais de 1.170 feridos, incluindo algumas dezenas de crianças, e provocou a fuga de cerca de 4,8 milhões de pessoas, entre as quais três milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.