Alterações Climáticas Mundo

Fundo Mundial para a Natureza cria na Austrália zona de protecção marinha

None
Foto Shutterstock

A organização não governamental Fundo Mundial para a Natureza (WWF) anunciou, ontem, a criação de uma zona de proteção marinha, quase do tamanho de Cuba, a norte da grande barreira de coral australiana.

O anúncio surgiu depois da WWF, considerada a maior organização não governamental (ONG) internacional de conservação da natureza, ter adquirido a licença para o uso de redes de pesca comerciais numa área com 100 mil quilómetros quadrados.

A WWF pretende estabelecer um santuário para milhares de dugongos, tartarugas, golfinhos e outras espécies que habitam a região entre o cabo Flattery e o estreito de Torres.

A ONG ambientalista comprou a licença, por um valor não especificado, de uma associação de pescadores, que se preparava para implantar novas redes, ancoradas no fundo do mar e que capturam os peixes quando tentam atravessar.

"Não é uma prática normal para uma organização de conservação comprar licenças de pesca comercial para as não usar. Mas é uma maneira prática de remover a ameaça a uma secção do recife incrivelmente importante para espécies ameaçadas", disse o diretor para os oceanos da WWF Austrália, Richard Leck.

Apesar da criação desta área de proteção, só as autoridades australianas podem declarar a região da grande barreira de coral como uma área especial de proteção permanente que exclui o uso de redes de pesca, acrescentou a WWF.

"Ao comprar licenças, a WWF fez o trabalho pesado. Agora estamos a pedir aos governos australiano e [do estado] de Queensland que criem uma área de gestão especial sobre o extremo norte do recife para proteger permanentemente esta área da pesca comercial", sublinhou Leck.

A iniciativa faz parte do plano "Norte sem Redes" que pretende evitar a captura em redes comerciais de espécies ameaçadas de extinção, como dugongos, tartarugas e golfinhos, além de tubarões-martelo e tubarão-dente-de-lança.

A WWF lembrou que um relatório mostrou, em 2020, que existem cerca de sete mil dugongos e 282 mil tartarugas jovens e adultas na área norte de cabo Flattery, no nordeste da Austrália, e recomendou medidas contra a captura acidental destas espécies.