A Guerra Mundo

Arábia Saudita reafirma compromisso com Rússia na OPEP+

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

A Arábia Saudita confirmou no domingo o seu compromisso com a aliança OPEP+ com a Rússia durante uma reunião entre o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman e o Presidente francês, Emmanuel Macron, informou a agência oficial saudita.

A OPEP+ reúne os 13 membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), liderada pela Arábia Saudita, e 10 parceiros liderados pela Rússia.

"Durante o contacto também foi discutida a situação na Ucrânia e o impacto da crise nos mercados de energia e, a esse respeito, sua alteza o príncipe herdeiro sublinhou o desejo do reino de estabilizar e equilibrar os mercados de petróleo e o compromisso do reino com o acordo OPEP+", disse a agência oficial de imprensa saudita (SPA).

Na quarta-feira realiza-se uma videoconferência os 23 membros do OPEP+ para discutirem um possível aumento na produção, poucos dias após a invasão da Ucrânia pela Rússia, que elevou o preço do petróleo acima de 100 dólares o barril.

No início do mês, os 23 membros da aliança OPEP+ decidiram continuar a aumentar a produção em 400.000 barris de petróleo por dia em março, apesar da subida dos preços.