A Guerra Mundo

Presidente ucraniano assegura a Macron que mantém Kiev

None

O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, tiveram hoje uma conversa telefónica na qual este lhe disse, segundo o Eliseu, que mantém o controlo de Kiev, cidade onde esta noite se desenvolveram combates nas ruas.

Ambos os presidentes falaram esta manhã por telefone, numa conversação em que Zelensky informou Macron sobre as últimas novidades do conflito e lhe assegurou que "mantiveram Kiev", indicou hoje fonte do Eliseu.

Por seu lado, o Presidente ucraniano disse no Twitter que um novo dia na frente diplomática começou "com uma conversa com Emmanuel Macron".

"Armas e equipamento dos nossos parceiros estão a caminho da Ucrânia. A coligação contra a guerra funciona", acrescentou.

Macron presidirá esta tarde a uma nova reunião do Conselho de Defesa e Segurança Nacional para analisar a evolução da situação.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocaram pelo menos 198 mortos, incluindo civis, e centenas de feridos, em território ucraniano, segundo Kiev.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a "operação militar especial" na Ucrânia visa "desmilitarizar e desnazificar" o seu vizinho e que era a única maneira de o país se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário, dependendo de seus "resultados" e "relevância".

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos, incluindo o português, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), União Europeia (UE) e Conselho de Segurança da ONU, tendo sido aprovadas sanções em massa contra a Rússia.