A Guerra País

Temos de estar preparados para "todos os cenários"

None

O ministro dos Negócios Estrangeiros alertou hoje que os países ocidentais e membros da NATO têm de estar preparados "para todos os cenários", trabalhando ao mesmo tempo no plano da defesa e no das sanções económicas e financeiras.

"Temos que estar preparados para todos os cenários. Lamento dizê-lo, mas não posso dizer outra coisa: hoje temos que trabalhar com todos os cenários em cima da mesa porque o que acontece é que a ação de [Vladimir] Putin não apenas excede as suas palavras, a ação de Putin em cada momento está a exceder o máximo que prevíamos como possível nessa mesma ação", sustentou Augusto Santos Silva.

Na reunião da Comissão Permanente da Assembleia da República, que hoje debate o conflito na fronteira entre a Rússia e a Ucrânia, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros insistiu na necessidade de trabalhar "ao mesmo tempo em dois pilares".

"O pilar da nossa própria defesa, que passa pela nossa própria capacidade de dissuasão, e o plano das sanções económicas e financeiras propriamente ditas", acrescentou.

Santos Silva considerou ainda que "qualquer que seja o objetivo" da ofensiva russa, "ele é ilegítimo, é ilegal e é condenável".