Madeira

Anteprojecto e estudo de impacto ambiental do teleférico do Curral das Freiras em consulta pública na próxima semana

None

O presidente do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza revelou esta quinta-feira, 24 de Fevereiro, no Parlamento madeirense que o “anteprojecto e o estudo de impacto ambiental” para a construção do teleférico do Curral das Freiras ficam disponíveis para consulta pública na próxima semana, “para que as pessoas possam contribuir com a sua opinião”.

As declarações de Manuel Filipe foram proferidas na Comissão Especializada de Recursos Naturais e Ambiente, durante a audição que teve por objectivo esclarecer questões “sobre a implementação no Curral das Freiras de um parque de aventuras radicais”.

O anteprojecto de construção do teleférico no Curral das Freiras surgiu “dos anseios do Governo Regional” e pretende “ajudar a promoção do turismo” na localidade.

“Vai ter três estações: no Curral das Freiras, no Jardim da Serra, e no Paredão”, onde “apenas uma pequena infra-estrutura coincide com a área protegida”, referiu o presidente do Instituto. Inclui parques de aventura que permitirão aos visitantes “conhecer o património natural” da freguesia do Curral das Freiras.

Com cerca de 3km será o segundo teleférico mais longo da Europa, e pode gerar entre 35 a 40 postos de trabalho. Se o anteprojecto avançar a “concepção do projecto, a construção e a exploração” serão entregues aos privados, rematou.