Madeira

Candidatos à 'Habitação Solidária' da CMF estão em processo de capacitação

O projecto de apoio aos sem-abrigo do Funchal está no terreno há dois meses, conforme deu conta a vereadora Helena Leal

None
Foto: André Gonçalves/CMF

As quatro pessoas que serão acolhidas nesta habitação estão, neste momento, num processo de avaliação, capacitação e treino de competências.

Os quatro sem-abrigo que vão ser acolhidos, ainda este mês, na 'Habitação Solidária' da Câmara Municipal do Funchal estão já num processo de avaliação, capacitação e de treino de competências, estando a trabalhar nos serviços da autarquia ou na hotelaria, anunciou Helena Leal no 'IV Fórum de Intervenção Social Ver de Longe, Atuar de Perto', que decorreu esta tarde, no Museu da Imprensa, em Câmara de Lobos.

Na ocasião a vereadora com o pelouro da Área Social apresentou a estratégia municipal do Funchal em relação às pessoas em situação de sem-abrigo, nomeadamente o projecto lançado este ano em parceria com o Instituto de Segurança Social e a Associação Protectora dos Pobres. 

A autarca sublinhou que este é um processo contínuo, com vista à integração e reinserção destes munícipes, contando a Câmara com a colaboração de entidades parceiras, potenciando os factores de protecção e resiliência das pessoas seleccionadas para o projecto.

Helena Leal revelou ainda que terminado o período máximo de permanência na habitação solidária, os candidatos serão reavaliados, como no início do processo, para seguirem o seu projecto de vida. Poderão candidatar-se ao 3.º nível de intervenção, que passa pela reinserção propriamente dita, num registo de elevado limiar de exigência.