Madeira

Executivo da CMF justifica aplicação de 8 milhões de euros numa aplicação financeira

Foto Miguel Espada/Aspress
Foto Miguel Espada/Aspress

A vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal Cristina Pedra e o vereador Bruno Pereira afirmaram, esta manhã, que a autarquia dispõe de um excedente orçamental de 8 milhões de euros nas contas deste ano devido a atrasos da anterior vereação liderada pelo PS na preparação de investimentos. A justificação foi apresentada no âmbito da discussão de uma proposta de revisão do orçamento de 2022 que visa a aplicação daquela verba numa aplicação financeira, "sem risco", conforme assinalou o presidente da Câmara, Pedro Calado.

Bruno Pereira declarou que nalguns investimentos na área da habitação “o que havia da vereação anterior era só papelada”, pois faltavam projectos de arquitectura e de especialidade. O vereador apontou casos de obras previstas para o Bairro da Ponte, em São Pedro, na Quinta das Freiras e Nazaré, onde o trabalho prévio era “zero”.

Já Cristina Pedra revelou que há atrasos em investimentos financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) por responsabilidade do "IAPMEI, um organismo dependente do governo central".

A bancada do PS teceu muitas críticas a esta alteração orçamental, que, pela voz da deputada municipal Andreia Caetano, acusou o executivo de falta de transparência e de estar a "mascarar" a sua incapacidade de execução do plano de investimentos.

Esta alteração ao orçamento foi aprovada, com votos a favor da coligação Sempre à Frente (PSD/CDS) e votos contra do PS, BE, PAN, PDR, MPT e CDU.