Madeira

Cláudia Monteiro de Aguiar entrega Moção de Resolução 'Posei Transportes' no Parlamento Europeu

Proposta foi subscrita pelos seis eurodeputados do PSD

None

A eurodeputada do PSD Cláudia Monteiro de Aguiar entregou, hoje, no Parlamento Europeu, uma proposta de resolução sobre a criação do 'POSEI Transportes', “com o intuito de fazer com que o Parlamento, através da Comissão dos Transportes, avance com um relatório de iniciativa sobre um programa que poderá ter um impacto de extrema relevância particularmente para as Regiões Autónomas portuguesas”.

Cláudia Monteiro de Aguiar afirma estar consciente desta ser uma reivindicação antiga do PSD. Todavia, frisa, “aquilo que nos move, neste momento particular, é o entendimento que o contexto actual socioeconómico em que nos encontramos, a nível europeu, exige uma ação política que possa garantir, no futuro próximo, menor impacto junto dos cidadãos europeus que residem nas Regiões Ultraperiféricas, como a Madeira e os Açores.”

Além dos constrangimentos perenes inerentes à ultraperiferia - por si só justificativos da criação deste programa-, estas Regiões estão ainda a superar de uma das maiores crises sentidas nos últimos anos, explica. “Não nos esqueçamos os custos impostos pela pandemia, na área da saúde e, igualmente, nos transportes aéreo e marítimo, dos quais estas regiões dependem. Situação agravada com a invasão Russa à Ucrânia, com a galopante inflação e ao mesmo tempo que lhes é exigido cumprir com as metas do Pacto Ecológico Europeu num processo de transição ambiental, digital e energético”, recorda a eurodeputada.  

Cláudia Monteiro de Aguiar contou com o apoio da restante delegação do PSD no Parlamento Europeu, os eurodeputados Paulo Rangel, Lídia Pereira, José Manuel Fernandes, Maria da Graça Carvalho e Álvaro Amaro, que coassinaram esta proposta de resolução.

A eurodeputada madeirense - por defender a urgência da criação de um 'POSEI Transportes', paralelamente aos esforços envidados formalmente no Parlamento Europeu, com a elaboração e apresentação desta moção - dá também inicio ao grupo de trabalho informal, já anunciado, para a concretização da proposta.

“Não nos basta apresentar a reivindicação de um programa, o PSD vai apresentar uma proposta fundamentada, onde a colaboração dos Governos Regionais da Madeira e dos Açores, as Universidades, as Associações Comerciais e Empresariais, entre outros, serão considerados fundamentais para a elaboração do documento, a ser apresentado à Comissão Europeia”,  sublinha, lembrando que, ainda este mês, reuniram com a Comissária dos Transportes – Adina-Ioana Vălean - que nos desafiou a apresentar a proposta já no próximo ano.

“Por sabermos que 2024 será o ano em que tudo se começa a definir para o próximo quadro financeiro plurianual, temos de trabalhar já para poder incluir um programa desta envergadura e obter financiamento futuro”, finaliza Cláudia Monteiro de Aguiar.