Desporto

Portugal mantém nono lugar no ranking da FIFA, Argentina assume vice-liderança

None

A seleção portuguesa vai fechar 2022 no nono lugar do ranking da FIFA, enquanto a recém-consagrada campeã mundial Argentina subiu à vice-liderança, atrás do Brasil, informou hoje o organismo que regula o futebol mundial.

De acordo com a primeira atualização divulgada pela FIFA após o Campeonato do Mundo, Portugal não registou qualquer alteração na posição relativamente à lista anunciada em 06 de outubro.

Desde então, a equipa das 'quinas' venceu um particular diante da Nigéria e os encontros do Mundial2022 com Gana, Uruguai e Suíça, tendo ainda registado duas derrotas, com Coreia do Sul e Marrocos, sendo que esta última ditou a eliminação nos quartos de final da competição.

A liderança do ranking continua na posse do Brasil, que também caiu nos 'quartos' do Mundial, mas os 'canarinhos' têm agora na 'peugada' a Argentina, que subiu ao segundo posto, poucos dias depois de ter erguido o troféu de campeã mundial, ao vencer na final a França, que é agora terceira classificada.

A Bélgica, que entre 2018 e março deste ano chegou a ocupar a primeira posição da hierarquia, mas que não passou da fase de grupos do Mundial2022, desceu da vice-liderança para o quarto posto, à frente da Inglaterra, quinta, dos Países Baixos, sextos, e da Croácia, que subiu cinco posições, para sétimo, ao arrecadar o 'bronze' no Campeonato do Mundo.

Itália, oitava colocada, e Espanha, 10.ª, completam o top-10 do ranking da FIFA, com Marrocos a surgir logo a seguir, no 11.º lugar. Os marroquinos, que se tornaram na primeira seleção africana a atingir as meias-finais de um Mundial, em que ficaram no quarto posto, registaram uma subida de 11 posições, já que em outubro estavam em 22.º.

Entre as seleções lideradas por técnicos portugueses, a Nigéria, de José Peseiro, desceu do 32.º para o 35.º lugar, o Egito, de Rui Vitória, manteve o 39.º, e o Togo, de Paulo Duarte, continua em 127.º.

Por outro lado, a Coreia do Sul, que foi liderada por Paulo Bento até à eliminação dos sul-coreanos nos 'oitavos' do Mundial2022, subiu do 28.º posto para o 25.º, enquanto o Irão, que Carlos Queiroz conduziu à mesma fase da prova, antes de sair do comando técnico, caiu da 20.ª para a 24.ª posição.

No que diz respeito aos países de língua oficial portuguesa, Cabo Verde (72.º) e Guiné-Bissau (118.º) desceram uma e duas colocações, respetivamente, ao contrário de Angola, que subiu da 119.ª para a 117.ª, e de Moçambique (114.º) e São Tomé e Príncipe (186.º), que mantiveram os lugares relativamente a outubro.

Macau continua em 182.º e Timor-Leste é agora 197.º.