5 Sentidos

'Gata em Telhado de Zinco Quente' sobe ao palco do 'Baltazar Dias'

None

No próximo dia 9 de Dezembro, às 21 horas, o Teatro Municipal Baltazar Dias acolhe o espetáculo 'Gata em Telhado de Zinco Quente' de Tenesse Williams, em coprodução com a Câmara Municipal do Funchal (CMF).

'Gata em Telhado de Zinco Quente'assinala os 45 anos da Associação Teatro Experimental do Funchal (ATEF), como uma peça demolidora com um olhar arrasador para o lado mais negro e superficial da condição humana. Esta é a história de Maggie, mulher de força que se sente no casamento como uma gata em telhado de zinco quente mas que acredita que ao permanecer em cima dele será vencedora e o prémio dessa persistência será ter o marido de volta. Esta é também a história de Brick, o marido, que se refugia na bebida para ter o clique que lhe devolverá a paz que a sobriedade não consegue.

Relativamente ao espectáculo, a encenação e dramaturgia é de Fernando Heitor, a assistência de encenação é de Hugo Castro, com a participação dos actores Mariana Faria, Ricardo Brito, Margarida Gonçalves, Ester Vieira, Luíz Sousa, Eduardo Luíz, Luís Pimenta, Hugo Castro, Duarte Rodrigues, Leonor Freitas, Índia Silva e Martim Sá; a cenografia de Eduardo Luíz; a música (trompete) de Alexandre Andrade; a criação e seleção de figurinos de André Correia; a assistência ao guarda-roupa e contrarregra de Avelina Macedo; a costura de Susana Caires e Teresa Neves; a manutenção do guarda-roupa de Salete Silva; a criação e execução de adereços de Isabel Parker; a maquilhagem e os cabelos e barbas de Urban Studio; o apoio a coreografia de Gonçalo Sousa; o apoio à banda sonora de Daniel Rodriguez; a banda sonora (temas de trompete) de Spencer Williams - Basin Street Blues; W C Handy – St Louis Blues; Thelonious Monk - Round Midnight;  Arthur Schwartz - Alone Together; Rox - It's A Big Wide Wonderful World. | tema  dançado: Gus Edwards - By The Light Of The Silvery Moon. | tema cantado por Ricardo Brito: Jimmy Campbell - Show me the way to go home. | tema  cantado por Luís Sousa: Pike a Bale of Cotton (canção popular); a operação de Som, de imagem e de luz do Deltasom, a carpintaria de cena de Anastácio Santo; o design e produção de material gráfico de Juan Abreu; o documentário boca de cena e clipe promocional de Rui Dantas; a produção ATEF de António Plácido, Ester Vieira e Avelina Macedo; a produção do TMBD de Carolina Gama; e agradecimentos especiais a Luís Sousa, Margarida Lemos Gomes, Maria João Vasconcelos, Ricardo Velosa e Vânia Fernandes.

'Gata em Telhado de Zinco Quente' terá a duração de 90 minutos, e é destinada a maiores de 12 anos. Estará em cena até 18 de Dezembro, existindo 15 sessões.

Esta peça tem o custo de 8 euros, existindo outros descontos que podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Municipal Baltazar Dias.