Madeira

Sara Cerdas aponta papel fundamental da UE na valorização da produção regional

None

Sara Cerdas visitou esta manhã o engenho 'O Reizinho' em Gaula, produtor de rum, aguardentes e licores derivados da cana sacarina, no âmbito da 9.ª Edição do Roteiro Geração Madeira, sob o tema 'O papel da UE na valorização da produção regional'.

A eurodeputada Sara Cerdas aponta a importância do financiamento da União Europeia na valorização da produção regional e o impacto positivo na economia local, nomeadamente através do apoio à transformação da cana-de-açúcar pelo programa POSEI - Programa de Opções Específicas para fazer face ao Afastamento e à Insularidade, programa específico para as regiões ultraperiféricas.

“Através do apoio à transformação que, no fundo, ajuda a indústria a pagar o produto ao produtor, mas também ajuda indiretamente o agricultor a escoar o produto, a União Europeia tem consecutivamente valorizado o RUM e incentivado a indústria a pagar melhor a produção - do preço total por quilo de cana-de-açúcar - 33 cêntimos - 17 cêntimos é pago pela UE e o restante pelo engenho. Inclusive, durante a pandemia, a Comissão Europeia, para atenuar a escassez de liquidez, aprovou um apoio estatal no valor de 275 000 euros para apoiar as empresas ativas no setor da transformação da cana-de-açúcar na Madeira.”

Sara Cerdas considera a protecção da qualidade e da origem, as tradições e as características únicas de muitos produtos típicos da Madeira importantes para a valorização da produção regional e congratula o trabalho dos deputados do PS na Assembleia da República. “Também o Orçamento de Estado manteve o imposto especial sobre o consumo relativamente ao Rum da Madeira ao mesmo nível de 2022, valorizando este produto emblemático da Região.”

Na ocasião também marcaram presença Sérgio Gonçalves, Presidente do PS Madeira, Silvia Silva, Deputada na Assembleia Legislativa da Madeira, e António Alves, Presidente da Concelhia do PS de Santa Cruz.

O Rum da Madeira é um produto com Indicação Geográfica (IG), parte da política de qualidade da UE. Tal designação garante aos consumidores confiança e produtos de qualidade, bem como promove as características únicas associadas à origem geográfica e a modos de produção tradicionais.

O Roteiro Geração Madeira é uma iniciativa de Sara Cerdas para ouvir as preocupações e receber no terreno os contributos da população madeirense e aprofundar um trabalho de proximidade entre as instituições europeias e a RAM.