Madeira

Dia Nacional das Universidades Seniores comemorado amanhã na Madeira

Região tem 12 das 370 entidades nacionais que compõem a RUTIS

Foto DR
Foto DR

Existem actualmente 370 Universidades Seniores em Portugal, 12 das quais na Região Autónoma da Madeira, com 65.000 alunos seniores e 7.500 professores voluntários, o que faz com que Portugal seja o pais do mundo com mais entidades destas por habitante maior de 65 anos.

Os efeitos das Universidades Seniores nos seus alunos são já bem evidentes e estudados, pois melhora a saúde física e mental, há menores índices de depressão e solidão, há diminuição do consumo de medicamentos e aumento do sentimento de felicidade e bem estar.

É então no dia 29 de Novembro, amanhã, que se assinala o Dia Nacional das Universidades Seniores, consagrado pelo despacho 132/2021 da Secretária de Estado da Ação Social, e que este ano é comemorado no Porto e na Madeira.

A RUTIS (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade, entidade de utilidade pública) é a entidade representativa das Universidades Seniores em Portugal reconhecida pela Resolução do Conselho de Ministro nº 76/2016. Por isso, neste dia o presidente da RUTIS, Luís Jacob, irá visitar algumas universidades seniores da Região Autónoma da Madeira (US do Imaculado Coração; US Universidade Gonçalves Zarco e US da Ribeira Seca) e será recebido pela secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade.

Irá ser divulgado o livro "Universidade Seniores Portuguesas: Educação, gerontologia e economia social" de autoria do presidente da RUTIS e que recebeu o prémio CASES de tese académica sobre economia social.

A escolha da Madeira para a comemoração deste dia nacional está relacionado com o grande crescimento das US neste região e com a vontade de criar um polo regional da RUTIS, para promover ainda mais as US, o envelhecimento activo e a longevidade na RAM.

O dia irá terminar com a transmissão de declaração em vídeo da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Godinho.