Madeira

Associação quer alargar o seu campo de acção aos doentes de AVC

Foi no âmbito das ‘1.ª Jornadas das Doenças Neuro-Músculo-Esqueléticas da RAM’ que Sara Freitas manifestou vontade em apoiar doentes de AVC através da associação que preside

None

Hoje e amanhã a Biblioteca do Hospital Dr. Nélio Mendonça recebe as ‘1.ªs Jornadas das Doenças Neuro-Músculo-Esqueléticas da RAM’, um encontro que procura “colmatar as necessidades de informação acerca deste tipo de doenças”, conforme referiu, Sara Freitas.

Conforme referiu a presidente da Associação de Doenças Neuro-Músculo-Esqueléticas da Região Autónoma da Madeira, entidade que promove esta iniciativa, serão vários os prelectores que irão abordar várias temáticas relacionadas com as 374 doenças que integram este conjunto de doenças Neuro-Músculo-Esqueléticas. Diagnóstico e terapêutica, acessibilidades e sinalética ou impacto destas doenças na sociedade serão alguns dos temas em debate nestas jornadas, que são pioneiras no país.

Sara Freitas, além de lançar o repto para a criação de um Dia Nacional ou Mundial dedicado a estas doenças, desafiou o Governo Regional a formalizar um contrato-programa com a associação a que preside no sentido de poderem alargar o seu raio de acção, nomeadamente aos doentes de AVC.

Conforme referiu na sessão de abertura deste encontro, a associação as infra-estruturas adequadas para esse tipo de intervenção, dando o exemplo do ginásio que possuem na sua sede, na Nazaré. O facto de trabalharem apenas com colaboradores voluntários não tem sido impedimento para chegarem e a apoiarem dezenas de pessoas com estas doenças incapacidades na Madeira.

“Adiantar, acelerar e renovar” são, neste momento, palavras de ordem para a Associação de Doenças Neuro-Músculo-Esqueléticas da RAM, no sentido de recuperar o que a pandemia veio condicionar. Ainda mais porque, conforme notou Sara Freitas, o número de pessoas com estas patologias tem vindo a aumentar, salientando que a análise não se pode limitar às doenças do movimento, razão pela qual pretendem, a partir de agora, dar mais atenção aos doentes afectados por AVC. 

Entre as doenças que se enquadram no espectro Neuro-Músculo-Esqueléticas estão a Parkinson, a esclerose múltipla, a alzheimer, a fibromialgia, a osteoporose, a artrite reumatoide ou a guillain-barré, mas também os AVC’s. Os doentes e seus familiares que pretendam apoio deverão contactar a associação através dos contactos disponíveis no seu espaço nas redes sociais. 

Governo disponível para apoiar

Na sessão de abertura destas '1.ªs Jornadas das Doenças Neuro-Músculo-Esqueléticas da RAM' Pedro Ramos deixou claro que o Governo Regional está disponível para ajudar entidades como a Associação de Doenças Neuro-Músculo-Esqueléticas da RAM.

Reconhecendo a necessidade de recuperar dos condicionalismos da pandemia, o secretário regional de Saúde e Protecção Civil salientou a importância da sociedade não poder ser indiferente à diferença. Da parte do Governo Regional, destacou o empenho em definir uma estratégia regional para a diferença a longo prazo para tornar os apoios concedidos a estas entidades mais eficientes, permitindo que os doentes possam "sentir menos a dificuldade de integração".

Sobre estas jornadas, o governante destacou a sua importância para sensibilizar toda a população, incluindo os decisores.