Madeira

Ribeira Brava entrega bandeira Eco-Escolas a sete estabelecimentos de ensino do município

None

O Município da Ribeira Brava entregou esta quarta-feira, 14 de Dezembro, as bandeiras eco-escolas a sete estabelecimentos de ensino do concelho que trabalham a educação ambiental juntos dos alunos. Uma aposta que a autarquia valoriza e agradece, pois contribui para a formação de jovens mais conscientes.

Durante a cerimónia, o autarca Ricardo Nascimento salientou a importância de abordar as políticas ambientais, já que as alterações climáticas são uma realidade premente no mundo. “Esta é a nossa realidade e as acções de cada um vão influenciar o nosso ecossistema” referiu.

Olhando para os professores, pediu a continuidade do trabalho de sensibilização junto dos mais novos. “Se uma criança aprender a importância de separa o lixo, de ter hortas biológicas, de manter a praia limpa, de apagar a luz quando abandona uma sala, de fechar a torneira para poupar água e reutilizar materiais, vai agir de forma consciente, por instinto e vai incentivar os familiares a fazer o mesmo”, disse Ricardo Nascimento, recordando que numa altura de inflação e de aumento do custo de vida, “estes gestos são também sinónimo de poupança”.

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava aproveitou o momento para sensibilizar à separação e colocação do lixo nos contentores indicados e ao não abandono de colchões, sofás e electrodomésticos nas estradas que mancham a imagem do concelho, recordando que a ARM tem um serviço de recolha gratuita destes monos/monstros. 

O Município também tem feito o seu trabalho através de medidas próprias, como a aposta em iluminação pública led e fotovoltaica, a aquisição de viaturas eléctricas, a poupança de electricidade em espaços municipais, a inclusão de eco ilhas em espaços públicos, assim como a Bandeira Azul, entre outros. Recentemente, em parceria com a ARM, o município passou a distribuir composto orgânico para a agricultura e, no ano passado, iniciou um projecto nacional o nível das cidades circulares para a recolha de RCDs (restos de obras). CMRB

As bandeiras eco-escolas foram entregues a sete escolas:

- Creche do Campanário

- EB1/PR da Ribeira Brava

- EB1/PE da Serra de Água

- EB1/PE da Tabua

- EB1/PE da Corujeira (Campanário)

- Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares e o polo do Campanário (Antiga Escola Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade)