Madeira

Rent-a-car da Madeira são das mais afectadas pela falta de carros

Sem conseguir renovar as frotas a situação afecta a venda de semi-novos

Foto Arquivo/Aspress
Foto Arquivo/Aspress

Numa nota de imprensa divulgada esta manhã, a Associação Nacional dos Locadores de Veículos frisou que a Madeira e os Açores estão entre as regiões onde os seus associados mais têm dificuldades em ter viaturas disponíveis para aluguer.

"O mercado português de veículos ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros encerrou o mês de Novembro com um volume de vendas de 16.904 unidades, registando um crescimento de 24,6% face mês homólogo do ano anterior, segundo elementos fornecidos pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal", dizem.

"No canal de rent-a-car as aquisições de ligeiros de passageiros novos atingiram as 2.719 unidades", acrescenta. "No que respeita a veículos novos o conjunto das empresas associadas da ARAC que se dedicam à atividade de aluguer de curta duração (veículos ligeiros de passageiros, comerciais ligeiros, motos e pesados de mercadorias) adquiriram no mês de Novembro um total de 3.057 veículos face aos 1.595 adquiridos em período homólogo do ano anterior".

Contudo, apesar desta melhoria, "tem-se verificado no corrente ano uma quebra significativa do número de viaturas adquiridas pelas empresas de rent-a-car e rent-a-cargo face ao ano anterior e sobretudo face ao ano de 2019 (ano pré-crise pandémica)", explica a ARAC. E justifica: "As cadeias de produção dos construtores de veículos automóveis continuam longe dos níveis pré-pandemia, pois as fábricas continuam a ter falta de semicondutores para incorporação nos veículos, existindo atualmente milhares de automóveis produzidos parqueados à espera do fornecimento de semicondutores para que se proceda à entrega dos mesmos."

No que respeita "às zonas do país mais afetadas pela falta de veículos, diremos que os Açores e Madeira lideram a escassez de viaturas disponíveis, seguindo-se o Algarve, Porto e Lisboa, as quais como é sabido são zonas de forte impacto turístico", realça. "Refira-se por fim que a escassez de viaturas de rent-a-car e rent-a-cargo terá uma influência determinante na oferta de viaturas de ocasião para venda, os chamados veículos seminovos, os quais que como é sabido são maioritariamente provenientes da renovação das frotas de rent-a-car e rent-a-cargo", calcula.

Na composição das aquisições referidas, "prevalecem (à semelhança do mercado nacional de um modo geral) os segmentos A, B e C representaram em Julho a maioria das aquisições efectuadas pelas empresas de rent-a-car".

Lembram que "o rent-a-car é um setor decisivo para a modernização do parque automóvel nacional através da colocação após a utilização dos veículos no comércio, de um número significativo de veículos de ocasião (os chamados veículos semi-novos), substituindo-se assim veículos antigos por veículos recentes e com motores mais eficientes e amigos do ambiente a preços mais convidativos para o público em geral", sendo que "o Turismo é atualmente o maior mercado das empresas de rent-a-car representando cerca de 60% do seu volume de negócios".

E concluem destacando que "a atividade de aluguer de viaturas em regime de curta duração constituiu uma importante componente da economia nacional, com especial destaque para o Turismo", sendo que a "ARAC representa cerca de 96% das empresas de aluguer de curta duração a operar de forma legal em Portugal".