5 Sentidos

Galeria espaçomar assinala 9.º aniversário

None

A Galeria espaçomar, situada na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no Funchal, assinalou esta quarta-feira, 14 de Dezembro, o seu 9.º aniversário, na sala de sessões da escola.

Para assinalar esta data, a Galeria convidou o director Regional de Juventude, João Rodrigues, o fotógrafo e videógrafo subaquático, Pedro Vasconcelos, e o artista plástico, Hélder Folgado, para participarem numa conferência destinada aos alunos de várias turmas do 3.º Ciclo e Secundário, acompanhados dos respectivos professores.

A abertura do evento, intitulado 'Conversas com.… Arte: manifesto para a sustentabilidade', esteve a cargo do presidente do Conselho Executivo, professor Ricardo Barcelos, que agradeceu a presença dos oradores e saudou o extraordinário trabalho da Galeria espaçomar, ao longo destes nove anos, "em prol das artes, da cultura e da sua divulgação junto da comunidade escolar".

Cada um dos palestrantes abordou, do seu ponto de vista, e tendo em conta as suas próprias experiências pessoais e profissionais, o papel da arte, sob as suas diferentes formas, como meio para abordar a temática da sustentabilidade. Na primeira intervenção, João Rodrigues, enfatizou o papel dos jovens na intervenção sobre o meio através da arte, salientando o papel da Casa da Juventude, como pólo ao qual podem recorrer para apresentarem e desenvolverem as suas ideias. De seguida, Pedro Vasconcelos apelou à descoberta do fundo do mar, acompanhando toda a sua intervenção, com a projecção de fotografias subaquáticas. Valorizou a beleza do fundo marítimo do arquipélago, bem como o cuidado que devemos ter na sua preservação e valorização. Por sua vez, o artista plástico, Hélder Folgado, focou a sua intervenção na ideia de circularidade da natureza e do papel da acção humana sobre o meio ambiente, apelando à sensibilização e consciencialização dos alunos.

No final da palestra, realizou-se a visita à exposição Omar—OH-mar [Oficinas colaborativas], de Hélder Folgado, na Galeria espaçomar, na qual os participantes, orientados pelo artista, produziram alguns registos gráficos, representativos de fenómenos meteorológicos.