Madeira

Tome nota da agenda para esta sexta-feira, 9 de Dezembro

None

O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência é celebrado a 9 de Dezembro, com o objectivo de sensibilizar a população para a situação das pessoas com deficiência e por promover a sua inclusão na sociedade.

Por cá, a Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, estará presente, pelas 12 horas, no encerramento da apresentação pública da Estratégia Regional Para a Inclusão das Pessoas com Deficiência (ERIPD) 2023-2030, que se realiza no Museu de Imprensa da Madeira, em Câmara de Lobos.  

A Estratégia Regional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência contempla 21 objetivos gerais e 164 medidas, inseridas em 8 eixos estratégicos.

No país, os tripulantes da TAP cumprem o último de dois dias de greve, convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), por falta de acordo nas negociações do novo acordo de empresa.

Hoje assinala-se também o Dia Internacional contra a Corrupção.

Saiba que outras iniciativas estão agendadas para hoje na Madeira:

09h30    Reunião semanal do executivo da Câmara Municipal do Funchal

10h00/18h00     O Governador do Distrito Lions 115 C/S, Armando Cottim, desloca-se à Região em visita oficial. Pelas 11h30, participa na cerimónia comemorativa do Dia Nacional da Pessoal com Deficiência, na escola Básica do 1º, 2º e 3º ciclos Bartolomeu Perestrelo, no Funchal, na qual participam igualmente o secretário regional da Educação e Cultura. Serão premiados os alunos invisuais ou de baixa visão e os alunos surdos que tenham participado, respetivamente nos concursos da redacção e do cartaz sobre a Paz, este ano subordinado ao tema ‘Liderar com Compaixão’, promovido pelo Lions Clube do Funchal e baseado no Concurso do Lions Clubs Internacional. Para além da apresentação de cumprimentos ao presidente da Câmara Municipal do Funchal, pelas 18 horas, terá lugar, na sede do Lions Clube do Funchal, a sessão Inaugural do Programa de Açcões Literárias a que preside o Governador do Distrito 115 C/S.

10h00    Acção Política do JPP, que Élvio Sousa como porta-voz, na Assembleia Regional.

10h30    Conferência de imprensa do Grupo Parlamentar PS-M com Sérgio Gonçalves como porta-voz, na sede do partido.

11h00    Iniciativa Política da CDU, junto à estação dos CTT à Avenida Zarco.

16h00    Cerimónia de Bênção das Capas da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, cerimónia presidida por D. Nuno Brás, na Igreja Paroquial de São Martinho

16h30    Abertura da Aldeia de Natal na Praça do Município

17h00    Encerramento da Assembleia Electiva da ARPIRAM – Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da RAM, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores na Hotelaria, Turismo, Alimentação, Serviços e Similares da RAM.

18h00    Natal no Palácio 2022: Actuação do Clube de Danças Históricas e Antigas, no Palácio de São Lourenço.

18h00    Apresentação do romance 'Vertigens', de Valentina Silva Ferreira, na Fnac Madeira.

18h30    Inauguração da exposição 'A Magia dos Pais Natais', no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos.

19h00    Jantar de Natal PSD-M no Madeira Tecnopolo.

19h30    Festival Circo D’ELAS: Workshop de maquilhagem drag, na Rua Latino Coelho

21h00    Estreia do Espetáculo 'Gata em Telhado de Zinco Quente' de Tenesse Williams, em coprodução com Câmara Municipal do Funchal, no Teatro Municipal Baltazar Dias "

21h30    MADEIRADiG 2022: Concerto de Richard Skelton (UK), Luciano Chessa (IT) e Calvo Charo (SP), no MUDAS Museu.