Madeira

Grupo de Escoteiros de Santa Luzia assinala 40 anos

None

Os Escoteiros de Santa Luzia assinalam hoje o 40.º aniversário do seu agrupamento, precisamente no mesmo dia em que se celebra o Dia Internacional do Voluntariado.

Foi a 5 de Dezembro de 1982, precisamente três anos antes das Nações Unidas instituírem o mesmo dia como Dia Internacional do Voluntariado, tão a propósito, faziam o seu Compromisso de Honra e as suas Promessas de Lobito os primeiros elementos do Grupo 101 - Santa Luzia, dos Escoteiros de Portugal. 

"Há 40 anos nascia um sonho que, desde então, nunca parou de crescer", referem numa nota de imprensa. "Têm sido 40 anos inteiramente dedicados ao Movimento e, através dele, às crianças e jovens, na mais estreita colaboração com as suas famílias para uma educação sempre melhor e cada vez mais completa", acrescetam.

Acreditando que "um momento destes não pode passar sem uma celebração à altura", já no próximo dia 10 de Dezembro, "o Grupo conta com todos os seus elementos, respetivos pais, bem como com muitos antigos elementos do Grupo, alguns daqueles que celebraram o seu Compromisso de Honra ou Promessa de Lobito naquele domingo de dezembro de 1982, há 40 anos, nas cerimónias de comemoração do 40.º Aniversário".

Nestas cerimónias, "serão entregues duas Insígnias de Escoteiro da Pátria, a mais alta distinção no progresso pessoal que os jovens podem atingir e quatro Insígnias de Madeira, compostas por Lenço e Anilha de Gilwell, distinguindo os dirigentes que durante o ano de 2022 concluíram a sua Etapa Avançada de Formação".  

Estarão presentes alguns convidados ilustres, nomeadamente, o presidente da Câmara Municipal do Funchal, o director regional de Juventude, o presidente da Junta de Freguesia de Santa Luzia, a Escoteira-Chefe Nacional da Associação dos Escoteiros de Portugal, o Escoteiro-Chefe Nacional Adjunto e Adjunto de Diretor de Formação da Escola Nacional de Insígnia de Madeira Luís Gabadinho, o Escoteiro-Chefe Regional e os Escoteiros-Chefes dos Grupo 92 e 159.