Madeira

NÓS, Cidadãos! quer fim das quotas na progressão da carreira de docente em 2023

None

Na semana em que é discutido na Assembleia Legislativa Regional o Orçamento da Região Autónoma da Madeira para 2023 e do Plano e Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira - PIDDAR - para 2023, o partido NÓS, Cidadãos! pede ao Governo Regional o fim das quotas para a progressão na carreira de docente já no próximo ano, considerando que a Região tem de criar e proporcionar "condições de dignidade à profissão docente para continuar a cativar profissionais competentes para a docência".

Como justificação, o partido argumenta ainda com a falta de transparência do processo de avaliação docente na Região Autónoma da Madeira, que "em gerado grande inquietude (e tensão) entre os professores".

Considerando que o actual modelo de avaliação docente na Região Autónoma "necessita urgentemente de uma mudança que o aperfeiçoe e assim responda eficazmente às legitimas aspirações dos intervenientes no processo", o NÓS, Cidadãos! defende que é preciso criar "condições mais vantajosas no que concerne ao exercício da docência" na Região. 

A gradual desvalorização da carreira docente se deve muito a mecanismos artificiais que impedem a progressão dos docentes e criam injustiças arbitrárias, pelo que é urgente que se encetem passos no sentido de valorizar os docentes de modo a atrair mais jovens para uma profissão cada vez mais secundarizada. NÓS, Cidadãos!