Madeira

Câmara do Funchal planeia segunda moradia para acolher sem-abrigo

None
Foto André Ferreira

A Câmara Municipal do Funchal já está a trabalhar numa segunda moradia para acolher pessoas em situação sem-abrigo, no âmbito do projecto ‘Habitação Solidária’.

O anúncio foi feito esta manhã pelo presidente da autarquia, nos Ihéus, durante a apresentação da ‘habitação solidária’ que será a casa dos quatro sem-abrigo que foram retirados das ruas.

Pedro Calado referiu que este projecto iniciou-se no final de 2021 e que as obras da moradia tiveram um custo aproximado a 200 mil euros, incluindo a mobília e todo o equipamento.

“Fizemos uma grande obra de recuperação desta moradia. O projecto social começou há praticamente seis meses, com colaboração da Associação Protectora dos Pobres e dos Serviços Sociais, quer da CMF, quer do Instituto de Segurança Social. Formamos estas pessoas, damos condições e acompanhamos e todos eles têm um gestor do seu caso. Uma coisa é viverem na rua isoladamente e outra é passarem para dentro de uma casa e terem os hábitos e a rotina de viverem em conjunto”, explicou.

O presidente da autarquia disse ainda que a câmara fez acordos e protocolos com entidades privadas que recebem estas pessoas depois de estarem devidamente formadas.

“O que queremos é dar competências para que daqui a 18/24 meses possam ter a sua remuneração, possam ter a sua vida estabilizada e voltar a ter a sua vida normal com os seus familiares”, disse, referindo que os quatro homens já estão empregados neste momento.

“Espero que esta casa seja uma casa de passagem para formar, preparar e lançá-los na vida activa e na vida social”, concluiu.