Madeira

'Habitação Solidária' acolhe hoje quatro sem-abrigo

Após concluído o processo de capacitação de competências por parte da CMF

Foto DR/CMF
Foto DR/CMF

Tornam-se residentes a partir de hoje na 'Habitação Solidária', nos Ilhéus, as quatro pessoas que viviam em situação de sem-abrigo. O anúncio foi feito pela vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal, no final da reunião semanal do executivo municipal.

Cristina Pedra revelou que o processo de capacitação de competências destas pessoas não começa hoje, já se iniciou há largos meses com o devido acompanhamento das entidades competentes nesta área, sendo que as 4 pessoas se encontram a trabalhar, um na hotelaria e três em programas ocupacionais da autarquia (dois em jardins e um na Universidade Sénior). "Uma experiência piloto que a autarquia quer replicar num futuro próximo", salientou Cristina Pedra.

A vice-presidente da autarquia deu nota ainda da estratégia municipal que o atual executivo tem tido em atualizar os mecanismos de maior transparência da Câmara Municipal do Funchal (CMF). Foram colocadas no Plano Anticorrupção as medidas e toda a legislação avulsa publicada desde 2021. A autarca lembrou que o plano que existia na CMF não estava atualizado. Cristina Pedra adiantou ainda que a unidade de auditoria interna foi reforçada com um elemento, estando criados todos os meios que salvaguardam uma maior transparência dos serviços municipais.

No que diz respeito à área do ambiente, Cristina Pedra revelou que a autarquia do Funchal vai lançar um concurso público internacional para reforçar as equipas de limpeza. O atual executivo quando assumiu funções identificou um défice de funcionários para a recolha de resíduos noturnos, daí a necessidade de recorrer a um serviço externo para colmatar a insuficiência de recursos deixada pelo anterior executivo. Para já, salientou, decorre o processo de recrutamento de 30 cantoneiros e 10 motoristas.