Desporto

Sporting de Braga bate frágil Paços de Ferreira em noite tranquila

FOTO HUGO DELGADO/LUSA
FOTO HUGO DELGADO/LUSA

O Sporting de Braga venceu hoje o Paços de Ferreira, por 2-0, com golos de Álvaro Djaló e Abel Ruiz, fechando o Grupo D da Taça da Liga de futebol só com triunfos.

Os minhotos já tinham batido o Trofense (3-0) e o Casa Pia (1-0, fora), vitórias com as quais já tinham garantido a passagem aos quartos de final da prova, pelo que o jogo de hoje já não tinha qualquer carga decisiva, o que se refletiu na toada 'morna' ao longo de quase todo o desafio. O Sporting de Braga, que deve enfrentar o Sporting na próxima fase, impôs-se com naturalidade, com golos de Álvaro Djaló (42 minutos) e Abel Ruiz (45+1), jogador que ainda desperdiçou uma grande penalidade (34).

O Paços de Ferreira continua sem ganhar esta época, tendo somado a 13.ª derrota em 17 jogos oficiais. Foi o sétimo jogo de José Mota no comando técnico dos pacenses e a quinta derrota. Como tinha avançado na véspera, Artur Jorge fez várias alterações no 'onze' titular, merecendo destaque para a estreia do jovem guardião checo Lukas Hornicek.

Bem cedo (12), Artur Jorge recorreu a outro 'produto' da formação bracarense, o médio Pedro Santos, devido à lesão de Gorby. Numa primeira parte jogada a ritmo baixo, Abel Ruiz (05) e Arthur Sales (20) obrigaram Jordi e Hornicek, respetivamente, a defesas atentas. Aos 34 minutos, o árbitro Rui Costa assinalou uma grande penalidade muito contestada pelos pacenses, após um erro crasso de Jordi, que deixou que Álvaro Djaló lhe roubasse a bola, mas o guardião brasileiro não parece depois tocar no jogador bracarense. Na conversão do castigo máximo, contudo, Abel Ruiz atirou à barra.

O Paços de Ferreira teve uma clara ocasião para se adiantar no marcador pouco depois, por Arthur Sales, mas Bruno Rodrigues, com um grande corte, impediu-o (39). Seria mesmo o Sporting de Braga a marcar, com Álvaro Djaló, de cabeça, ao primeiro poste, após canto de André Horta da esquerda, a antecipar-se ao seu marcador e a Jordi. A terminar a primeira parte, 'sociedade' espanhola com Álvaro Djaló a isolar com um grande passe Abel Ruiz e o avançado internacional a fazer o segundo dos minhotos (45+1).

No segundo tempo, a qualidade do jogo ainda caiu mais e não houve oportunidades claras de golo para nenhuma das equipas.