Cristiano Ronaldo Desporto

"A minha dedicação a Portugal não mudou nem por um instante"

Cristiano Ronaldo fala, pela primeira vez, após a derrota com Marrocos que colocou Portugal fora do Mundial

None

O capitão da selecção nacional de futebol, Cristiano Ronaldo, recorreu hoje às redes sociais, para reagir à saída de Portugal do Mundial 2022, após a derrota por 1-0 frente a Marrocos.

Portugal perde com Marrocos (0-1) e está fora do Mundial

Portugal está fora do Mundial2022, ao perder esta tarde com Marrocos nos quartos-de-final da competição.

"Ganhar um Mundial por Portugal era o maior e mais ambicioso sonho da minha carreira. Felizmente ganhei muitos títulos de dimensão internacional, inclusive por Portugal, mas colocar o nome do nosso país no patamar mais alto do Mundo era o meu maior sonho. Lutei para isso. Lutei muito por esse sonho. Nas 5 presenças que marquei em Mundiais ao longo de 16 anos, sempre ao lado de grandes jogadores e apoiado por milhões de portugueses, dei tudo de mim. Deixei tudo em campo. Nunca virei a cara à luta e nunca desisti desse sonho", escreveu o internacional português que ontem abandou o relvado em lágrimas, na legenda de uma foto partilhada no Facebook e Instagram.

Desilusão de Ronaldo expressa em lágrimas

A eliminação de Portugal nos quartos-de-final do Mundial de Futebol que se realiza no Qatar terá sido o último de Cristiano Ronaldo, que aos 37 anos e à beira de fazer 38, desabou em lágrimas no final da partida,. à medida que abandonava o terreno de jogo.

Cristiano Ronaldo, alvo de duras críticas durante a prestação lusa na competição, fez questão de frisar que a sua dedicação a Portugal nunca fraquejou:

Infelizmente, ontem o sonho acabou. Não vale a pena reagir a quente. Quero apenas que todos saibam que muito se disse, muito se escreveu, muito se especulou, mas a minha dedicação a Portugal não mudou nem por instante. Fui sempre mais um a lutar pelo objectivo de todos e jamais viraria as costas aos meus companheiros e ao meu país. Por agora, não há muito mais a dizer.

CR7 aproveitou ainda para agradecer a Portugal e ao país anfitrião. "Obrigado, Portugal. Obrigado, Catar. O sonho foi bonito enquanto durou… Agora, é esperar que o tempo seja bom conselheiro e permita que cada um tire as suas conclusões", rematou.  

A selecção portuguesa de futebol chega hoje a Lisboa, após a eliminação do Campeonato do Mundo de futebol, frente a Marrocos, no sábado, sendo que apenas 14 jogadores vão deixar o Qatar integrados na comitiva.

Selecção portuguesa chega hoje a Lisboa após eliminação

Selecção portuguesa chega hoje a Lisboa após eliminação

A equipa lusa deverá chegar à capital portuguesa às 17h15, mas sem 10 dos 24 jogadores que concluíram a participação na fase final do Mundial2022.

De acordo com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Rui Patrício, Raphaël Guerreiro, Cristiano Ronaldo, Rafael Leão, Bruno Fernandes, Matheus Nunes, Rúben Neves, Bernardo Silva, João Cancelo e Diogo Dalot foram autorizados a juntar-se às respetivas famílias no Qatar e não regressam a Portugal integrados na comitiva.

Para Lisboa seguirão Diogo Costa, José Sá, Pepe, Rúben Dias, António Silva, Palhinha, William Carvalho, Otávio, Vitinha, João Mário, Gonçalo Ramos, André Silva, Ricardo Horta e João Félix.

Danilo Pereira e Nuno Mendes, que também integraram a seleção nacional no Qatar, já tinham abandonado a concentração no decorrer desta semana, regressando ao Paris Saint-Germain para prosseguirem o tratamento às respectivas lesões.

Um golo de Youssef En Nesyri, aos 42 minutos, selou o triunfo dos marroquinos, que se tornaram a primeira selecção africana a atingir as meias-finais de um Mundial, enquanto Portugal não conseguiu repetir as 'meias' de 1966 e 2006.

Marrocos quis "escrever história por África"

Em declarações na zona de entrevistas rápidas após o jogo Marrocos-Portugal (1-0), dos quartos de final do Mundial2022 de futebol, disputado em Doha, o seleccionador marroquino, Walid Regragui disse: "Deparámo-nos de novo com uma grande equipa de Portugal. Demos o máximo e voltámos a ter jogadores lesionados. Disse aos jogadores antes do jogo que tínhamos de escrever história por África. Estou muito feliz."

Nas meias-finais, Marrocos, que acabou com 10, por expulsão de Cheddira (90+3 minutos), defronta na quarta-feira, pelas 22 horas locais (19:00 em Lisboa), em Al Khor, a França, que eliminou a Inglaterra também no sábado, enquanto a Croácia vai medir forças com a Argentina, na terça-feira.

França junta-se a Marrocos na meia-final

A França venceu esta noite a Inglaterra por 2-1, num jogo electrizante, que determinou a passagem dos gauleses à meia-final do Mundial de futebol no Qatar.

A final do Mundial2022 está marcada para 18 de Dezembro, no Estádio de Lusail.