Mundial'2022 Desporto

Marrocos quis "escrever história por África"

Foto EPA/JOSÉ SENA GOULÃO
Foto EPA/JOSÉ SENA GOULÃO

Em declarações na zona de entrevistas rápidas após o jogo Marrocos-Portugal (1-0), dos quartos de final do Mundial2022 de futebol, disputado em Doha, o seleccionador marroquino, Walid Regragui disse: "Deparámo-nos de novo com uma grande equipa de Portugal. Demos o máximo e voltámos a ter jogadores lesionados. Disse aos jogadores antes do jogo que tínhamos de escrever história por África. Estou muito feliz."

Já na sala de imprensa, Regragui analisou o jogo: "Tivemos muitas chances, mas no segundo tempo estávamos muito cansados. Perdemos dois jogadores hoje de manhã, mas ficamos muito orgulhosos, porque fizemos um trabalho fantástico. Somos um grupo de 26 e precisamos de todos. Talvez não tenhamos feito o melhor jogo, a melhor exibição, mas conseguimos controlar o jogo. Só conseguimos um golo, mas estamos aqui para dar luta. É um torneio muito difícil, jogámos contra os melhores e já perdemos alguns jogadores ao longo do caminho.

O selecionador marroquino reconheceu ainda: "É verdade que podíamos ter sofrido um golo, mas temos esta energia dos povos africanos e árabes. Sentimos esse apoio e com estes resultados fantásticos entrámos na história, porque estamos entre os quatro melhores do mundo. Os jogadores merecem todos estes louros e agora temos de recuperar rapidamente para jogar contra França ou Inglaterra. Aqui temos de jogar contra os melhores."

Também Sofiane Boufal, jogador de Marrocos frisou: "É uma loucura. Estamos a viver um sonho e não queremos acordar. Senti arrepios. Tudo o que temos, merecemos. Trabalhámos muito e ainda não acabou. Falta as meias-finais e 'inshallah' [se Alá quiser] a final. Desejo boa sorte à seleção francesa [defronta hoje a Inglaterra nos 'quartos'] e espero encontrá-la."

Bono, guarda-redes de Marrocos, confessou estar a ser "muito difícil encontrar palavras para descrever este momento. Quero agradecer aos meus parceiros todo o trabalho e agora descanso para que possamos enfrentar o que temos pela frente". E acrescentou: "Muito difícil descrever essa sensação. Gostaria de agradecer a todos os jogadores pelo desempenho fantástico, muitos deles com problemas físicos. Estes momentos são ótimos e os jogadores de Marrocos estão prontos para enfrentar qualquer seleção do Mundo. Agora vão saber que podemos fazer milagres."

Já a Confederação Africana de Futebol (CAF, na rede social Twitter) reagiu: "História continental! Marrocos torna-se a primeira seleção africana a chegar às meias-finais de um Mundial! Que conquista por parte dos 'leões do atlas'."